27/11/2025
Dirigentes comerciários paulistas participaram nesta quarta-feira, 26, de uma reunião na sede do Ministério Público do Trabalho em Campinas. A equipe foi liderada pelo Diretor para Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Federação, Luciano Ribeiro, também presidente do Sincomerciários de Itu.
“Hoje estivemos na sede do Ministério Público do Trabalho em Campinas participando da reunião ‘Defesa da Liberdade Sindical, Custeio e Juventude no Trabalho’, promovida pelo Fórum Permanente de Promoção da Liberdade Sindical, com a participação da Conalys. Estavam presentes representantes do MPT, da Justiça do Trabalho, da OAB, do Ministério do Trabalho e das centrais sindicais CTB-SP, CSB-SP e UGT-SP, debatendo os desafios atuais do movimento sindical”, explicou Luciano Ribeiro.
No encontro foram tratados temas centrais como liberdade sindical, práticas antissindicais, negociação coletiva e custeio/autonomia financeira dos Sindicatos. Foi discutido o papel civilizatório dos Sindicatos na relação capital x trabalho, a necessidade de financiamento estável para garantir a defesa de direitos, o problema do “free rider” e os modelos de oposição às contribuições. Entraram também em pauta decisões importantes do STF e do TST (como os Temas 935, 1046 e 1118), a atuação da Conalys contra demissões em massa, perseguição a dirigentes, incentivo patronal à oposição e uso indevido de interdito proibitório.
“Outro ponto forte foi a juventude no mundo do trabalho: o projeto nacional ‘Juventude no Mundo do Trabalho’, as campanhas do Maio Lilás, os dados preocupantes de queda da sindicalização e as propostas de cláusulas específicas para jovens, como auxílio escolar, ajuda para material, proteção do estudante trabalhador e maior presença dos sindicatos nas periferias. Também se discutiu transformação digital, comunicação de alto impacto e a necessidade de revisar TACs antigos e caminhar para a criminalização das condutas antissindicais”, completa Luciano Ribeiro.
O Diretor da Federação finaliza: “Volto para a base com ainda mais conteúdo e responsabilidade para aplicar esses conceitos no nosso dia a dia, fortalecendo a liberdade sindical, o custeio justo e a defesa da juventude trabalhadora comerciária”.
Estiveram presentes os presidentes Cristiano Melo (Cotia), Amauri Mortágua (Tupã e UGT-SP), João Peres Fuentes (Bragança Paulista), Solange de Castro (Mogi Guaçu), além do advogado da Fecomerciários, Dr. João André Vidal, diretores e advogados dos Sindicatos Filiados.
Fonte: Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores