01/12/2025
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) por meio de seu presidente, Ricardo Patah considera importante o resultado da pesquisa Vox Populi “O Trabalho e o Brasil”. O levantamento mostra que 68% dos trabalhadores acreditam que os sindicatos são fundamentais para defender direitos e melhorar as condições de trabalho. Além disso, mais de 70% apoiam o direito de greve, reforçando que a mobilização coletiva continua sendo um instrumento legítimo da classe trabalhadora.
Esse resultado é positivo porque vai contra o senso comum que tenta desvalorizar os sindicatos. A maioria dos trabalhadores reconhece que o movimento sindical contribui para melhores salários, condições de vida e para a mediação com as empresas.
Outro dado relevante é que quase metade dos autônomos e empreendedores gostaria de se filiar a um sindicato, o que mostra que mesmo quem está fora do regime da CLT sente falta de representação. Para Patah, isso confirma a necessidade de ampliar nossa atuação e estar mais próximos de todos os segmentos do mundo do trabalho.
A pesquisa também aponta que 52% dos trabalhadores estão satisfeitos com a atuação sindical e que as principais prioridades são: aumento de salários, geração de empregos de qualidade, saúde e segurança, redução da jornada e combate à discriminação.
Ricardo Patah, presidente da UGT Nacional afirma que o resultado é importante para fortalecer a unidade sindical e ampliar a representatividade. Vamos seguir firmes nesse caminho, sempre ao lado dos trabalhadores e na defesa de seus direitos.
UGT - União Geral dos Trabalhadores