03/12/2025
As principais reivindicações apresentadas tratam de melhorias urgentes para a categoria que está mergulhada em severa precarização.
O SindimotoSP esteve reunido novamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em São Paulo, para apresentar demandas que necessitam de atenção urgente do governo federal, além de respostas rápidas, já que o setor está mergulhado no caos, sem fiscalização efetiva na exploração que as empresas de aplicativos fazem com seus entregadores, que tem resultado em falta de direitos trabalhistas e aumento de acidentes por conta das longas jornadas a que os trabalhadores são submetidos.
Em reuniões ocorridas no mesmo formato, em maio e agora em novembro de 2025, as pautas discutidas incluem:
Combate à precarização
O SindimotoSP busca soluções urgentes para a falta de segurança, de direitos trabalhistas e a exploração promovida por empresas de aplicativos, defendendo a regulamentação adequada da profissão, conforme as leis já existentes.
Linha de crédito especial
O SindimotoSP insiste em um programa de empréstimo federal especial para motociclistas profissionais, com juros baixos, para que os trabalhadores do setor possam adquirir motocicletas novas, visando melhorar as condições de trabalho e a segurança no trânsito, com frota renovada e mais moderna.
Regulamentação do motofrete
O SindimotoSP pede presença de sindicatos que representem trabalhadores do motofrete e mototáxi, nas discussões sobre a regulamentação da atividade comercial das empresas de aplicativos que atuam no motofrete, em âmbito nacional.
O vice-presidente Alckmin afirmou que essas questões estão em debate intenso no governo federal e que notícias relacionadas a essas demandas serão informadas em breve.
O SindimotoSP continua pressionando e lutando pelo reconhecimento e proteção dos direitos dos trabalhadores do setor.
Fonte: SindimotoSP
UGT - União Geral dos Trabalhadores