05/12/2025
Em uma vitória parcial, mas decisiva para os trabalhadores da Brisanet, a empresa recuou e assumiu perante o Ministério Público do Trabalho da 7ª Região (PRT-7) o compromisso de levar à diretoria o reconhecimento da legitimidade da FENATTEL e de seus sindicatos filiados na mesa de negociação.
A informação foi registrada oficialmente na Ata de Mediação nº 138591.2025, lavrada no dia 3 de dezembro de 2025, durante sessão virtual conduzida pelo Procurador do Trabalho Ricardo Araújo Cozer.
O que ficou definido na ATA
De acordo com o documento, a Brisanet se comprometeu a:
– Levar à diretoria da empresa, ainda em 2025, a proposta da FENATTEL de negociar os Acordos Coletivos de Trabalho com cada sindicato estadual, com assistência direta da Federação;
– Permitir a manifestação da FENATTEL durante todo o processo de negociação;
– Responder à Federação até 12/12/2025, podendo antecipar o retorno;
Após a resposta, a FENATTEL terá até 5 dias contínuos para informar ao MPT se haverá necessidade de prosseguimento da mediação.
Com isso, abre-se o caminho para o início imediato das tratativas dos Acordos Coletivos de 2025, caso a empresa confirme oficialmente o reconhecimento.
A FENATTEL reforça que este avanço foi fruto da firmeza, da unidade e da pressão organizada dos sindicatos e dos trabalhadores.
A resposta tão aguardada pela categoria está próxima e poderá destravar as negociações salariais e econômicas do próximo ano.
A Federação mantém sua postura clara e inegociável:
Não abrimos mão de reajustes dignos;
Não aceitamos retrocessos ou migalhas;
A defesa dos direitos, salários e condições de trabalho é inegociável.
A unidade sindical continua sendo a força que pressiona a empresa a respeitar quem faz a Brisanet acontecer: os trabalhadores.
Fonte: FENATTEL
UGT - União Geral dos Trabalhadores