05/12/2025
Milton de Araújo representou a categoria ao lado de lideranças sindicais de todo o Estado
Para fortalecer o enfrentamento dos desafios atuais do mundo do trabalho, como o avanço das novas tecnologias, a precarização intensa das formas de contratação e a necessidade de manter o trabalho digno em todo o território nacional, governo, centrais sindicais, entidades patronais, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas realizaram, nesta quinta-feira, 4, na sede da Superintendência Regional do Trabalho, na Capital paulista, a II Conferência Nacional do Trabalho, Etapa Estadual São Paulo. O presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região, Milton de Araújo participou do evento ao lado de lideranças sindicais comerciárias paulistas e do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Em sua segunda edição, o evento que lotou o auditório da Superintendência reafirma o papel do diálogo tripartite — governo, trabalhadores e empregadores no combate às desigualdades históricas contra as quais a classe trabalhadora vem lutando há séculos. Durante todo o dia, foram debatidas diretrizes que irão compor a etapa nacional, prevista para março de 2026.
As etapas estaduais e distrital são conduzidas por Comissões Organizadores Estaduais / Distrital (COE) composta pelas Superintendências do MTE, pelas Secretarias do Trabalho ou congêneres dos Estados, por representações de trabalhadores e empregadores. A Comissão Organizadora Nacional (CON), responsável pelo encontro, é composta de forma tripartite e paritária pelo governo federal (MTE) e por representações de trabalhadores (Centrais Sindicais) e empregadores (Confederações patronais).
Resoluções
A Etapa Estadual São Paulo da II Conferência Nacional do Trabalho encerrou-se com a aprovação de uma resolução que consolida as principais propostas debatidas ao longo do encontro. O documento final reafirma a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de promoção do trabalho decente, ampliação da proteção social, combate a todas as formas de precarização e estímulo ao diálogo social entre governo, empregadores e trabalhadores. A resolução também orienta a representação paulista para a etapa nacional, destacando prioridades estratégicas definidas coletivamente pelos participantes.
Comerciários
Além do Sincomerciários de Jundiaí e Região, estavam presentes no evento dirigentes da UGT Nacional e Estadual SP, entre presidentes de sindicatos representando a categoria comerciária no Estado de São Paulo filiados à Fecomerciários, presidida pelo deputado federal Luiz Carlos Motta, representado, na ocasião, pelos diretores presentes.
Milton de Araújo avalia o encontro com otimismo. “O movimento sindical está preparado para enfrentar os desafios da atualidade com unidade e compromisso com os trabalhadores. Esse encontro tripartite, com grandes lideranças, mostra que, no que depender das estruturas sindicais, a classe trabalhadora nunca estará desamparada”.
UGT - União Geral dos Trabalhadores