10/12/2025
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) e o Sinteata, estiveram presentes na manhã do dia 10 de dezembro da manifestação global convocada pelo Sem Direitos Não é Legal, contra a cafeteria Starbucks no aeroporto internacional de Guarulhos.
A mobilização contou com a presença da diretora do SECSP, Maria das Graças Silva Reis, e faz parte da campanha internacional de solidariedade aos mais de 12.000 baristas nos Estados Unidos que estão no centro de uma luta de grande visibilidade contra a multinacional do café, exigindo que haja o primeiro contrato coletivo justo.
Com o lema “sem acordo coletivo, sem café”, os trabalhadores e trabalhadoras há quatro anos impulsionam uma campanha de organização sindical, enfrentando uma das marcas globais mais conhecidas do mundo.
No entanto, o Starbucks continua a retaliar, demitindo lideranças, fechando lojas e conduzindo uma forte campanha antissindical, enquanto o CEO Brian Niccol recebeu 96 milhões de dólares por apenas 120 dias de trabalho em 2024, um retrato da ganância corporativa.
Para a UGT não é admissível que trabalhadores (as) não tenham seus direitos garantidos e por isso seguirá firme apoiando movimentos globais que tem como objetivo garantir que ninguém será lesado.
UGT - União Geral dos Trabalhadores