UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Milton de Araújo fortalece debate em Brasília pela redução da jornada


11/12/2025

Dirigentes comerciários liderados pelo deputado Motta acompanharam a reunião da Comissão de Trabalho em oposição à 6x1 


Mobilizados pelo fim da escala 6x1, mais de 30 dirigentes sindicais comerciários paulistas, convocados pelo deputado federal Luiz Carlos Motta, que preside a CNTC e a Fecomerciários, participaram da reunião da Comissão de Trabalho da Câmara Federal, realizada nesta quarta-feira, 10, em Brasília. Representando mais de 40 mil empregados no comércio da sua base, o presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região, Milton de Araújo, marcou presença reafirmando o seu compromisso com a categoria.


No início da sessão, o presidente Motta, representante dos comerciários no Congresso Nacional, parabenizou o presidente da Comissão, Léo Prates pela prestação de contas apresentada e a condução de temas como a Escala 6x1. Prates leu seu relatório favorável ao PL 67/2025, de autoria da Deputada Daiana Santos, que altera a CLT para reduzir a jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais e promover a escala 5x2, especialmente aos comerciários. 


Milton

“Reduzir a jornada de trabalho dos comerciários é um compromisso do movimento sindical para a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, que ganham, com isso, mais tempo para descansar e aproveitar a vida ao lado da família e dos amigos. Isso é fundamental para que a nossa Nação tenha uma classe trabalhadora valorizada e produtiva”, disse o presidente.


Motta

“Diante de mais de 30 dirigentes sindicais comerciários paulistas, reafirmei a nossa oposição à 6x1. Também frisei a importância da participação dos nossos Sindicatos no polêmico tema”, ressaltou o deputado, valorizando a presença dos dirigentes em Brasília.


No mesmo dia em que a Comissão de Trabalho se reuniu para apresentação do relatório do presidente Prates sobre o assunto, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que põe fim à escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais. O texto agora segue para o plenário do Senado, onde pode ser alterado antes de ir para a Câmara dos Deputados.





logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.