15/12/2025
Muito trabalho! É a expressão que define o ano de 2025 para todos que compõem o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região, com reflexos diretos na vida dos trabalhadores no comércio da nossa região. Tivemos, ao longo do ano, ações que além de fortalecer a nossa categoria, trouxeram inúmeros benefícios para aqueles que tiveram a oportunidade de se qualificar e aprimorar a sua profissão graças aos cursos, palestras, workshops e atividades que promovemos com apoio da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, presidida pelo deputado federal Luiz Calos Motta, grande parceiro na luta pelos direitos e bem-estar dos comerciários.
Além disso, reafirmamos nosso compromisso com as normas regulamentadoras do Ministério Público do Trabalho proporcionando aos comerciários e aos nossos empregados conhecimento sobre saúde mental no trabalho, prevenção de doenças ocupacionais e nos engajamos ainda mais nas campanhas contra o câncer de mama e de próstata, com ações contundentes na nossa base no Outubro Rosa e Novembro Azul.
Levei as nossas bandeiras de luta para além dos nossos limites territoriais, quando tive a oportunidade de estar com grandes autoridades públicas do País, como os ministros Luiz Marinho, Márcio França e até mesmo autoridades internacionais do mundo do trabalho, na ocasião da Conferência da Organização Internacional do Trabalho.
Eu não podia deixar de fora minha posição junto à diretoria da Fecomerciários, honrando com muito orgulho o cargo de diretor cultural, me tornando pioneiro na valorização da cultura tradicional nordestina pela entidade, ao inovar e implementar na agenda de atividades da Fecomerciários um festival cultural que evidencia os nordestinos – motivo de orgulho para mim, que sou do Piauí e fiquei muito envaidecido com esse valioso feito.
Enfim, nosso trabalho durante todo ano de 2025 foi todo pautado naquilo que nos espera em 2026, lembrando que em outubro os brasileiros irão às urnas escolher o próximo presidente da República, assim como governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais no primeiro turno das eleições. Por isso, enquanto entidade sindical, nosso compromisso com o futuro do trabalho aumenta, com foco nas escolhas que garantam a soberania da Nação.
Queremos mais líderes que estejam ao lado dos trabalhadores, e não vamos medir esforços para isso. Garantir a proteção do trabalhador é a nossa meta, e é isso que vai pautar a nossa agenda durante todo o ano de 2026.
Boas festas e um beijo no coração de todo.
*Milton de Araújo é presidente do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região
UGT - União Geral dos Trabalhadores