21/01/2026
A diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo tem investido de forma permanente na formação e qualificação da categoria, sendo esta uma das grandes conquistas obtidas na histórica Campanha Salarial 2025 “Juntos Somos Fortes. Unidos, Imbatíveis!”.
Nesta terça-feira (20), o presidente do SMTTRUSP, Valdemir dos Santos Soares (Moleque), membros da diretoria plena, e assessores, estiveram reunidos com gestores do SEST-SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte) para consolidar a parceria deste importante projeto.
No encontro, os presentes destacaram a necessidade urgente de qualificação e requalificação profissional de motoristas e cobradores que atuam no sistema de transporte por ônibus da capital, o maior da América Latina, formado por mais de 60 mil trabalhadores.
O supervisor do conselho regional da entidade no Estado de São Paulo, Rafael Marchesi, observou a rápida mudança tecnológica pela qual a frota paulistana com mais 15 mil ônibus vem passando nos últimos anos (inclusão de veículos elétricos e automação de sistemas, por exemplo). “Os profissionais – cada vez mais – necessitam de qualificação para atualização efetiva de suas funções e/ou inserção em outras áreas”, disse.
A ideia principal é que o SEST-SENAT, segundo o diretor da unidade no Parque Novo Mundo, Tiago Feron, torne-se um parceiro ativo na transição de carreira de companheiros e companheiras, oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes para mantê-los valorizados no mercado.
Os motoristas serão habitados por meio de programas específicos, como o “Mais Motorista”, cuja ferramenta ajudará a suprir a falta de trabalhadores qualificados no mercado, com adaptações previstas às novas legislações. Neste caso, a Autoescola Resgate e o CEVAT-RESGATE estarão ao lado do SEST-SENAT prestando todo suporte necessário.
Os cobradores também passarão em processos técnicos de habilitação, visando a requalificação. Desta forma, ações serão expandidas em toda a categoria. Haverá o treinamento (prático e teórico), numa primeira etapa, de 100 cobradores, sendo 50 para manutenção de veículos elétricos e 50 para manutenção de ar-condicionado.
“Estamos bastante entusiasmados com este projeto que vai melhorar e ampliar os conhecimentos dos nossos companheiros e companheiras dentro das garagens. Este investimento fará toda a diferença para a categoria, um legado de valor inestimável”, destacou Moleque.
Fonte: Sindimotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores