05/02/2026
Valdemir dos Santos Soares (Moleque), presidente em exercício do SMTTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, assinou na tarde de quarta-feira (4), a proposta de parcelamento das dívidas da entidade com INSS, FGTS e outros tributos, que caiu dos 78 milhões para 33 milhões.
De acordo com o relatório apresentado pelos representantes do AGOSTON & LAZARINI – Advogados Associados, os valores se avolumaram deste 1994, se agravaram a partir de 2015 a 2023, principalmente, por negociações desastrosas e quebra de acordos de renegociação que colocou o sindicato na lista de mau pagador na Receita Federal.
Pelas informações, até 2014 o valor era de 26 milhões, no ano seguinte teve um acréscimo de 22 milhões e de 2016 a 2023 mais 22 milhões. Na opinião dos advogados esta situação de inadimplência poderia ser evitada se de fato, o problema fosse enfrentado com coragem, compromisso e acima de tudo responsabilidade.
O presidente Moleque, disse que não pensou duas vezes em contratar o escritório especializado em tributos federais para fazer o estudo minucioso da real situação perante a Receita Federal, que em prazo recorde, apresentou os resultados, na sequência uma proposta que foi encaminhada a Procuradora para abrir o processo de negociação.
Com mais este feito, o presidente se firma no cargo como um sindicalistas responsável, focado na transparência, ética, eficiência administrativa que além de defender os interesses trabalhistas da categoria, suas conquistas e melhorias salariais, também se preocupa com o patrimônio, o dinheiro arrecadado dos trabalhadores e trabalhadoras.
Fonte: Sindimotoristas
UGT - União Geral dos Trabalhadores