19/02/2026
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), representada por sua vice-presidente Eleuza de Cássia Bufelli Macari, está participando, entre os dias 17 e 20 de fevereiro, da 23ª Reunião do Comitê de Mulheres da Confederação Sindical Internacional (CSI), realizada na Bélgica. O encontro ocorre em um cenário mundial marcado por diversas crises, em que a busca pela Paz e pela Democracia tornou-se indispensável. Nesse contexto, mulheres de diferentes países lançaram uma agenda transformadora, reafirmando que não há Democracia sem a participação efetiva das mulheres, em sintonia com os debates que serão aprofundados na próxima Conferência Internacional do Trabalho da OIT, voltada para alcançar a igualdade de gênero no mundo do trabalho.
Na pauta, a UGT apresentou de forma intensa suas atuações no Brasil, destacando iniciativas voltadas à integração econômica das mulheres nas políticas de gênero, à valorização da economia do cuidado, à luta pela igualdade salarial e à defesa da Convenção 190 da OIT, que trata do fim de todas as formas de violência no mundo do trabalho. Durante o encontro, a entidade também denunciou ao Comitê uma grave situação de assédio ocorrida no âmbito da Internacional dos Trabalhadores de Transporte (ITF), que tem como vítima uma trabalhadora brasileira com 20 anos de dedicação ao setor.
A participação da UGT nesse espaço internacional, que segue até amanhã, reforça o compromisso da entidade com a construção de um mundo mais justo e igualitário, onde a voz das mulheres seja reconhecida como essencial para a democracia e para o avanço das relações de trabalho. Seguiremos juntas na luta por um mundo sem violência.
UGT - União Geral dos Trabalhadores