08/04/2026
Iniciativa, que também tem banheiros exclusivos para motogirls, reconhece papel essencial dessa categoria, que tem mais de 350 mil profissionais na cidade. A Prefeitura de São Paulo inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (8), na região da Avenida Paulista – Praça José Molina, o primeiro Espaço Motoboy da capital. Com investimento superior a R$ 2,2 milhões, o equipamento oferece estrutura gratuita para descanso e alimentação para motoboys e motogirls – com banheiros exclusivos para elas.
O espaço funcionará diariamente, das 5h à 0h, sem limite de tempo de permanência, e marca um avanço nas políticas públicas voltadas à valorização da categoria ao transformar uma área antes degradada em um ponto de acolhimento e serviço. Cerca de 350 mil profissionais atuam como motoboys e motogirls ou entregadores na capital, desempenhando papel essencial na dinâmica econômica da cidade, onde 1,3 milhão de motos circulam diariamente, sendo que aproximadamente 700 mil são utilizadas para trabalho.
Ao inaugurar o espaço, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que a estrutura foi construída em uma área que estava degradada e foi transformado em um serviço para dar dignidade a esses profissionais.
“Conseguimos recuperar esse espaço e implantar aqui uma estrutura de qualidade, pensada para vocês”, afirmou o prefeito. “É um espaço super importante. Além da questão do conforto, isso contribui para algo fundamental: permitir que os motociclistas tenham um momento de descanso para continuar a jornada de trabalho, que é muito estressante”.
O espaço é resultado do diálogo direto com o SindimotoSP, presidido por Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, representante da categoria na capital paulista e foi concebido para garantir melhores condições de trabalho.
“O senhor está de parabéns prefeito Ricardo Nunes porque foi o primeiro desde que iniciamos nossa luta em prol da categoria, a criar políticas públicas para os trabalhadores do motofrete. O Espaço Motoboy e a Faixa Azul são trabalhos de um prefeito que não fica só na palavra ou promessa, mas age. Nossa categoria tem enorme gratidão pelo o que faz para nós”, frisou Gil, presidente do SindimotoSP.
A estrutura conta com área coberta de descanso e alimentação, equipada com mesas, micro-ondas e refrigeradores, além de sanitários, tomadas para recarga de celular, Wi-Fi, televisão e armários para capacetes e bags. O local também dispõe de estacionamento gratuito com 58 vagas para motocicletas e 28 para bicicletas.
Fonte: SindimotoSP
UGT - União Geral dos Trabalhadores