UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Garis paralisam por aprovação de Piso Nacional


19/05/2026

Trabalhadores da limpeza urbana, ou seja, garis, margaridas e coletores, realizaram paralização conjunta de 24 horas dia 15 (sexta-feira). Eles somam mais de 1,1 milhão, ligados a Sindicatos, Contracs, Confetam e outras entidades. Os trabalhadores exigem a aprovação, no Senado Federal, do PL 4.146/2020, que fixa o Piso Nacional da categoria no valor de R$ 3.036,00. Atos, protestos e mobilizações nos locais de trabalho e em frente a órgãos públicos tiveram objetivo de pressionar o Senado a votar o projeto ainda neste ano.


Parado – O projeto aprovado na Câmara de Deputados se encontra parado no Senado, e o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) ainda não deu admissibilidade nem caráter de urgência, apesar das 60 assinaturas de senadores.


Situação – Muitos trabalhadores do setor são terceirizados e recebem até abaixo do salário mínimo, trabalhando em condições insalubres, debaixo de sol e chuva. As demandas do Projeto de Lei são regulamentação da profissão, jornada de 40 horas semanais, adicional de insalubridade de 40%, aposentadoria especial após 25 anos de contribuição, mais vale-alimentação, cesta básica e plano de saúde.


Prefeituras – Há resistência por parte da Frente Nacional dos Prefeitos, que alega custo de mais R$ 3,5 bilhões/ano. Porém, os Sindicatos argumentam que a União pode utilizar recursos do Fundo Social para compensar Estados e Municípios.

A mobilização buscou valorizar uma categoria essencial para a saúde pública e funcionamento das cidades, que enfrenta salários baixos e alta exposição a riscos. A luta pelo Piso Nacional acontece desde 2019.

Mais: CUT – https://www.cut.org.br

Fonte: Agência Sindical




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.