UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

2º Encontro Nacional de Trabalhadores de Empresas Prestadoras de Serviço em Asseio e Conservação reúne representantes de todo país em Salvador, Bahia


01/06/2026

Fonte: Siemaco-Rio

Representantes sindicais de trabalhadores do Asseio de todo o país estão participando do 2º Encontro Nacional dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes que acontece em Salvador, capital baiana, desde o dia 26 de maio e se estende até dia 28, organizado pela CONASCON, a nossa Confederação Nacional.


O principal foco do Encontro é o debate sobre democracia, justiça social, eleições de 2026, desafios estratégicos do setor e fortalecimento sindical. O evento, além de reunir lideranças sindicais de todo o Brasil, também conta com a participação de autoridades do Judiciário, com destaque para a palestra do Ministro do TST, Maurício Godinho Delgado.


O presidente do Siemaco-Rio destaca que este evento é uma oportunidade para fortalecer as ações da categoria em defesa de causas de extremo interesse do momento, como a aprovação do PL 4146 e o fim da escala 6×1.


“Precisamos aproveitar esse grande evento para colocar em pauta os assuntos de suma importância para os nossos companheiros. Ano eleitoral é momento de unir forças em prol dos nossos objetivos”, salientou Gilberto.


Entre as principais pautas discutidas pelas lideranças, destacam-se o fortalecimento Sindical, com estratégias para unificar a representação da categoria frente aos desafios patronais e à precarização do trabalho, Justiça Social e Inclusão, com o papel do trabalhador terceirizado de limpeza e áreas verdes na sustentabilidade urbana nacional e a Capacitação Profissional com debates sobre a preparação da classe trabalhadora para lidar com novas tecnologias operacionais.


Presença muito aguardada


Um dos momentos mais aguardados da programação foi a palestra especial ministrada pelo Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maurício Godinho Delgado. Reconhecido como uma das maiores referências em Direito do Trabalho no Brasil, o ministro conduziu o painel intitulado “Democracia, Justiça Social e Desafios para o Sindicalismo Brasileiro”, abordando a garantia de direitos em contratos de prestação de serviços de asseio. A participação do ministro reforçou a ideia de que diante de desafios históricos de defasagem e ataques a entidades de trabalhadores, a mobilização coletiva e a qualificação das frentes sindicais continuam sendo o principal motor de proteção e conquista para o trabalhador terceirizado no Brasil.


O Siemaco-Rio se faz presente com sua diretoria neste grande evento, tendo como representantes o presidente Gilberto Cesar de Alencar e os diretores Luciano David, Jorjão, Victor Yuri, Francisco Carvalho e Antônio Nascimento. E pela nossa Federação, o presidente Manoel Meireles.


Fonte: Siemaco-Rio




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.