18/06/2026
O SIEMACO São Paulo realizou, nesta semana, duas frentes de atuação sindical voltadas à regularização trabalhista e à aproximação com os trabalhadores da base.
Na segunda-feira (15), a equipe Centro I da entidade promoveu uma ação de integração de novos trabalhadores na garagem da concessionária Loga, na Vila Maria (zona norte). A atividade foi coordenada pelo diretor Elmo Nicácio, o Lagoa, com o suporte dos assessores Paulo Edson e Claudio Rego.
De acordo com o diretor, iniciativas desse tipo são fundamentais para fortalecer o vínculo entre a categoria e a representação desde o início do contrato de trabalho. “Trabalhar junto com a base é o único caminho para assegurar que os direitos previstos em convenção sejam cumpridos e para dar dignidade real aos trabalhadores”, afirmou Lagoa.
Protesto e acordo
A outra intervenção ocorreu no Largo da Concórdia, na região do Brás (centro), onde funcionários da empresa RCS paralisaram as atividades operacionais. A terceirizada é responsável pelos serviços de asseio e conservação em uma agência da Caixa Econômica Federal.
A mobilização foi motivada por reveses contratuais: atrasos no pagamento de salários, ausência de recolhimento regular do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e a imposição de uma jornada de trabalho sob escala de 7 dias trabalhados por 2 de descanso (7×2).
Após a suspensão dos serviços e a mediação conduzida pelo sindicato — por meio do coordenador de equipe Alex Oliveira e do assessor Roberto Bispo —, a RCS atendeu às reivindicações. A empresa regularizou os vencimentos em atraso, restabeleceu a escala correta de trabalho e iniciou os trâmites legais junto à Caixa para a quitação das pendências do FGTS. A negociação contou com a atuação conjunta entre a equipe Centro I e o Departamento Jurídico do SIEMACO-SP.
Fonte: SIEMACO
UGT - União Geral dos Trabalhadores