UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT Nacional reforça compromisso com a erradicação do trabalho infantil durante lançamento do IV Plano Nacional


26/06/2026

A Secretária da Criança e do Adolescente da UGT Nacional, Iara Alvarenga Freire, teve participação de destaque no lançamento oficial do IV Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (2026-2035), promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no dia 25 de junho, em Brasília.

Integrante da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti), Iara representou todas as centrais sindicais brasileiras durante a solenidade de lançamento do documento que orientará as ações do Estado brasileiro para o enfrentamento do trabalho infantil e a proteção dos adolescentes trabalhadores na próxima década.

Elaborado pela Conaeti, sob coordenação do MTE, o IV Plano Nacional é resultado de uma construção coletiva envolvendo governo federal, representantes dos trabalhadores, empregadores, sociedade civil, sistema de justiça e organismos internacionais. O documento estabelece diretrizes, metas e indicadores para fortalecer as políticas públicas voltadas à prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Em seu pronunciamento, Iara Alvarenga Freire ressaltou a importância da atuação conjunta entre governo, trabalhadores e empregadores para garantir a efetividade do plano e combater as causas estruturais da exploração do trabalho infantil.

"O compromisso para todos é de combater o trabalho infantil, o qual é alimentado pela miséria e pelo subemprego dos pais. É necessária escola em tempo integral e renda digna para as famílias. Não podemos aceitar que o futuro de nossas crianças seja roubado pela exploração econômica."

A dirigente da UGT também destacou que o novo plano representa um compromisso permanente de toda a sociedade brasileira com a infância e a adolescência.

"Este plano representa um verdadeiro pacto de nação. Lugar de criança é na escola, brincando e se desenvolvendo com dignidade."

A cerimônia contou ainda com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, responsável pela assinatura oficial do IV Plano Nacional. Em seu discurso, o ministro afirmou que a erradicação do trabalho infantil depende do comprometimento de toda a sociedade, defendendo o fortalecimento das políticas públicas, da educação e da proteção social às famílias.

Durante o evento também foram apresentadas as principais inovações do plano, entre elas a vigência de dez anos (2026-2035), a inclusão de novas formas de exploração, como o trabalho infantil em plataformas digitais, a incorporação da perspectiva étnico-racial nas políticas públicas e a criação de um sistema digital de monitoramento das metas por meio da plataforma Monitório 8.7.

O lançamento foi encerrado com um ato simbólico em que autoridades, representantes das entidades e participantes ergueram um cartão vermelho ao trabalho infantil, reafirmando o compromisso coletivo com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes e com a construção de um país livre da exploração do trabalho infantil.





logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.