17/07/2026
A terceira rodada de negociação entre a CONTEC e a Fenaban, realizada nesta quinta-feira (16), em São Paulo, analisou mais 45 cláusulas da pauta de reinvidicações da Campanha Salarial de 2026. Apesar da sinalização de possíveis avanços em alguns pontos, os bancos mantiveram resistência a reivindicações consideradas prioritárias pela categoria. A reunião abordou sete eixos: saúde do trabalhador; saúde mental e NR-1; previdência complementar; assistência médica e benefícios; igualdade de oportunidades; diversidade, inclusão e combate à discriminação; e pessoas com deficiência.
Segundo o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, a Fenaban apresentou respostas gerais e sugeriu alterações em parte das propostas.
Saúde, afastamentos e garantias de estabilidade concentraram os debates mais intensos. O movimento sindical defende que as proteções previstas na Convenção Coletiva vigente sejam preservadas e ampliadas no instrumento que terá validade entre 2026 e 2028.

O secretário-geral da CONTEC, David Zaia, avaliou que a postura dos bancos exige maior participação dos trabalhadores. Entre os assuntos discutidos, ele citou a NR-1 e as jornadas especiais para bancários que tenham filhos com deficiência. Ele afirmou ainda que o movimento sindical poderá intensificar a pressão caso não haja mudança na posição dos bancos.
A próxima reunião de negociação com a Fenaban está marcada para o dia 21 de julho, às 10h, no Hotel Laghetto Stilo São Paulo, localizado na Rua Coronel Oscar Porto, 836, no bairro Paraíso, em São Paulo.
UGT - União Geral dos Trabalhadores