No Dia do Motorista, Sindicato reforça comprometimento e celebra lutas

25/07/2018

Eles vão para as ruas antes mesmo do sol nascer, dão o primeiro “bom dia” para grande parte da população, garantem um trânsito seguro e ainda lutam por um transporte digno e de qualidade para os passageiros.

Mais do que motoristas de ônibus, são condutores do desenvolvimento de uma nação. E se para alguns eles são apenas um trabalhador em frente ao volante, para muitos são a certeza de poder chegar em casa ou no trabalho e a garantia de que terão como se locomover na imensidão de uma cidade como São Paulo. Em 25 de julho, quando se comemora o Dia do Motorista, há muito o que celebrar e muitas histórias para contar. E no que depender do Sindmotoristas, mobilizações nunca vão faltar.

Ao mesmo tempo em que movem uma metrópole, são capazes de paralisar um País. Sempre com força e determinação, mostram a cada batalha o significado da palavra união. Seja durante a campanha salarial ou mesmo durante uma confraternização, lotam ruas, auditórios, clubes e ginásios.

Tudo em busca de constante valorização. Não é à toa que já se tornaram referência e para outras categorias são sinônimo de dedicação. Transitar por 17 mil quilômetros de ruas e avenidas todos os dias é o desafio daqueles que escolheram fazer parte do setor que gera oportunidades, oferece possibilidades e é capaz de definir o futuro de uma cidade.

Para o Sindicato dos Motoristas, representar esses companheiros, é estar à frente de um grupo seleto e ter o privilégio de defender os direitos de pais e mães de família que não fogem a luta e estão sempre prontos para transformar obstáculos em grandes vitórias. Em mais esse 25 de julho, o Sindmotoristas reafirma a certeza de que o seu comprometimento estará sempre a altura dos esforços da categoria.

Gratidão

Motorista há mais de 30 anos, sendo 10 no transporte municipal da capital paulista, Heleno Gomes de Mendonça, de 59 anos, da garagem Gato Preto, faz questão de demonstrar gratidão pela profissão que, segundo ele, traz apenas alegrias. Sua vida profissional começou com a operação de máquinas pesadas passando pela Expresso Brasileiro, onde fazia o trajeto Rio São Paulo, Viação Cometa, entre outras empresas.

“A única diferença é a distância. Profissão de motorista é uma só”, afirmou. “Ser motorista é o que eu sempre sonhei, achava interessante, tinha inveja daqueles que exerciam a função, então tirei a minha habilitação e fui atrás do meu sonho”, destacou Mendonça. Para ele, ter responsabilidade é uma das principais obrigações dos condutores, já que carregam vidas. “Se acontece alguma coisa com um passageiro machucamos muita gente, pois cada um tem por trás uma família. Por isso, nesse dia 25 eu peço para que todos os novos motoristas sejam profissionais para que não coloquem tudo a perder”.

Gratidão também a palavra que representa os sete anos de Fernando Ferreira de Lima, de 39 anos, como motorista da Sambaíba, garagem 1. Antes disso, havia atuado como cobrador por três anos na mesma empresa. “Sou muito feliz, é a profissão que gosto, que escolhi e que pretendo me aposentar. Foi ela que me possibilitou formar uma família, comprar um teto, isso não tem dinheiro que pague”, disse o condutor.

Apesar da satisfação, Ferreira não esconde as dificuldades encontradas no meio do caminho, assim como as melhorias necessárias. Trânsito intenso, ruas esburacadas e as críticas dos passageiros são alguns dos obstáculos da profissão. A falta de organização na garagem foi outro problema mencionado pelo trabalhador. “Mas, claro, que tem muitas coisas boas também. É muito gratificante o usuário te elogiar, mostra que está no caminho certo”.

Quando o assunto é o Sindmotoristas, fica clara a satisfação do condutor. “Procuro estar a par de tudo o que está acontecendo no sindicato. Tudo que sempre precisei o sindicato me acolheu, não só a mim, como a todos os companheiros. Não tenho do que reclamar”. Em mais um dia do motorista, Ferreira tem certeza de que fez a escolha certa. “Já trabalhei em outros ramos, mas foi na área do transporte que alavanquei a minha vida”.