Ministro do Trabalho reúne-se com dirigentes da UGT

30/07/2007

Durante o encontro realizado na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Carlos Lupi afirmou que a UGT vai mudar o perfil do movimento sindical

O Ministro do Trabalho Carlos Lupi reuniu-se na segunda-feira (30 de julho) com o presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, e com outros dirigentes da central sindical, na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, para discutir as propostas da nova entidade. Ao abrir o encontro, o ministro afirmou que a criação da UGT vai mudar o perfil do atual movimento sindical brasileiro". Segundo ele, "a união das três centrais na nova entidade representa um amadurecimento e um fortalecimento do movimento sindical e da luta dos trabalhadores".

O Ministro também elogiou a escolha do presidente da central sindical, afirmando que "Patah possui uma liderança legítima para assumir a UGT". Durante a reunião com os integrantes da Diretoria Executiva da nova entidade, Lupi afirmou ter tratado questões concretas e de interesse dos trabalhadores e completou afirmando que a nova entidade "vai ganhar ainda mais força quando for aprovada a lei que regulamenta as centrais sindicais". Para o Ministro, a UGT tem uma característica especial por incluir a representação dos trabalhadores de um segmento econômico "que está em grande crescimento, que é o setor de comércio e serviços".

Lupi reuniu-se ainda com dirigentes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que também é presidido por Patah, para discutir temas importantes como a questão do uso de máquinas de auto-atendimento pelas grandes redes de supermercados. O presidente do Sindicato dos Comerciários demonstrou a preocupação da categoria em relação ao assunto, solicitando atenção do governo e enfatizando que a medida "substitui postos de trabalho". A medida provisória que regulamenta o trabalho dos comerciários aos domingos também foi tratada e, segundo o Ministro, a regulamentação da MP "deverá ser aprovada até a primeira quinzena de agosto".

No encontro com os sindicalistas, Lupi referiu-se ainda à possibilidade da adoção do pagamento do seguro-desemprego vinculado a cursos de qualificação dos trabalhadores utilizando recursos do Sistema S."