Presidente da UGT é homenageado por ações em prol dos ODM

24/09/2015

Rumo aos ODS, UGT e Comerciários de SP são instituições sindicais reconhecidas pelas ações de uma sociedade mais justa e sustentável

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo levam entre suas bandeiras ações para um desenvolvimento com sustentabilidade, na defesa de trabalho decente, economia de baixo carbono, transição justa e qualidade de vida. Práticas que são encontradas nas metas do milênio das Nações Unidas, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Trabalhos que culminaram no reconhecimento da figura do presidente das duas instituições, Ricardo Patah, premiado em setembro de 2015 durante a Conferência Ethos 360°, em SP, ocasião que marcou a transição dos ODM rumo aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

“A UGT e o Sindicato dos Comerciários nasceram com a característica de quebrar paradigmas a favor da sociedade cidadã. Foi muito importante recebermos uma premiação que valoriza e nos desperta mais ainda para abrirmos fronteiras, sinalizando caminhos importantes para uma sociedade inclusiva”, contempla Patah.

Todas as atividades das instituições são destinadas a obter resultados em políticas públicas que superem adversidades resistentes no Brasil: trabalho infantil, a discriminação tanto da mulher quanto do afrodescendente, pessoas em situação de rua, trabalhadores terceirizados, motoboys, padeiros, entre outras questões.

“E nós temos que buscar, principalmente através da educação, uma mudança estrutural em nosso país. Me sinto muito tocado e orgulhoso de ter sido homenageado através de nossa entidade sindical, os Comerciários de SP, reconhecendo a atividade que estamos desenvolvendo já de longa data. É a maior central que participa desde o início e não vamos parar. Cabe a nós esse papel e vamos desenvolver uma responsabilidade ampliada”, acrescenta o presidente homenageado.

Odilon Faccio, secretário executivo adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), ressaltou este espírito que a UGT e os Comerciários têm e estão realçados na nova jornada dos ODS. “Estamos trabalhando com pessoas que estão nas piores condições e um dos lemas dos ODS é que ninguém pode ficar para trás. São exemplos que o Patah falou e quero realçar, parabéns pelas iniciativas”, comemora.

Em 2016, quando já terão se encerrado os ODM, terão início os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A UGT e os Comerciários de SP vêm apoiando os ODM, projeto do Programa das Nações Unidas (PNUD) instituído em 2000, para que até 2015 a miséria e a pobreza fossem erradicadas do mundo. 192 países abraçaram essa causa. Hoje o Sindicato dos Comerciários de SP é a instituição âncora do Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade, o Nós Podemos SP, que tem contribuído para o alcance das metas no Brasil.

Para Cleonice Caetano de Souza, diretora dos Comerciários de SP e secretária executiva do Nós Podemos Capital (instituição âncora), a premiação é muito gratificante. “Trabalhar os objetivos do milênio é algo que já fazemos há muito tempo, apenas não sabíamos que estávamos tão dentro desse processo quanto nós estamos. Então trabalhar a questão da violência contra qualquer tipo de pessoa, a questão da discriminação racial, a questão LGBT, o meio ambiente, então essa homenagem só nos fortalece a dar continuidade nesse trabalho. E sabemos que juntos nós podemos, sempre, e juntos seremos mais fortes!”, ressalta.

Conheça alguns exemplos de boas práticas da UGT e Comerciários de SP:

Através do MNCS, com ajuda da sociedade civil e apoio do movimento sindical, os estados brasileiros são monitorados através do Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, o qual a sede da UGT nacional foi palco de lançamento de sua 5ª edição, em dezembro de 2014.

Em 2013 a UGT e Comerciários participaram do 5º Prêmio ODM Brasil, na Fiesp, com os projetos “Brasil Itália”; “Campanha Saúde da Mulher”; “Juri Simulado - Violência Doméstica”.

A UGT apoiou o lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil (2011), na Fecomércio; Ativismo nas Paradas do Orgulho Gay; assinatura do “Pacto Nacional pela Primeira Infância”; atividades como “Formação Profissional, Esporte e Cultura”; manifestação da Oscar Freire contra o Trabalho Escravo; participação em seminário regional, em Cotia de Responsabilidade Socioambiental; Conferência de Gênero, Raça e Juventude são outros exemplos que vêm somar aos esforços, resultando no reconhecimento dessas instituições.

Mariana Veltri, imprensa UGT e Nós Podemos SP

Categorizado em: Ricardo Patah, UGT,