UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Secretária Nacional de Saúde e Segurança da UGT recebe o Premio Personalidade SINTESP.


27/11/2007

27 de Novembro de 2007

Comemoração do Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Em 27 de novembro, comemora-se o dia do técnico de segurança do trabalho. Esse profissional é um dos responsáveis por proteger a vida do trabalhador e combater os riscos de acidentes e doenças no trabalho.

Diante da importância dessa ação, o SINTESP (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo) realizou um café da manhã seguido de debates na Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho localizado em Pinheiros.

O SINTESP representa aproximadamente 40 mil profissionais no Estado de São Paulo. Em todo o Brasil, são 200 mil.

Esses técnicos são responsáveis por agir em prol da integridade e do bem estar do trabalhador. A ação se dá em um cenário cada vez mais preocupante. Segundo estimativas da OIT, ocorrem no mundo, por ano, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.

Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Todos os dias morrem, em média, 5.000 pessoas devido a esses problemas.

O gasto anual no Brasil em relação aos acidentes de trabalho é de R$ 32 bilhões.

Estão incluídas nesse cálculo as indenizações pagas pela Previdência Social, os custos em saúde e a perda de produtividade do profissional. De acordo com a Previdência Social, do valor total de gastos, cerca de R$ 8 bilhões correspondem a benefícios acidentários e aposentadorias especiais.

Dados anuais da Previdência apontam para a ocorrência de cerca de 3000 mortes e 15 mil acidentes graves com afastamento definitivo do trabalho no Brasil.

Diante de dados tão alarmantes, a discussão sobre a segurança e saúde do trabalhador é fundamental para a melhora do quadro no país.


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.