UGT sensibiliza e mobiliza dirigentes em Seminário de Formação realizado em Itu

24/02/2016

Como parte de suas ações em qualificar e preparar os dirigentes sindicais, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou entre os dias 23/02 e 24/02 o Seminário de Formação Sindical, no Sindicato dos Comerciários de Itu (Secom), em SP, reunindo sindicatos da categoria comerciária e da construção civil.

Com foco na Escola Sindical da UGT, a central tem como objetivo preparar seus representantes para os aspectos políticos, técnicos e administrativos sindicais, assim como para a parte teórico-ideológica.

“Princípios de Convivência”, “Centrais Sindicais Brasileiras: História, Função e Atualidade”, “UGT: Origem, Princípios e Valores, Princípios e Estratégias”, “Sindicato – Federação – Confederação: história, suas lutas e conquistas, como se organizam”, a questão da saúde pública no combate ao mosquito Aedes Aegypti e um mapeamento para as futuras atividades fizeram parte do cronograma do evento, que teve apoio do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, parceria do Ipros (Instituto de Promoção Social da UGT) e participação do Secom e Siticocimocir (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Cerâmicas de Itu e Região).

Josineide de Camargo Souza, a Josi, é secretária nacional de Formação da UGT, e explica que o objetivo principal da ação é a implementação do Sistema Nacional de Formação da UGT, já debatido na ocasião do 3º Congresso da UGT, em 2015, com a participação dos formadores e formadoras da central, com base dos conceitos da pedagogia de Paulo Freire, que é o da vivência e integração dos participantes.

“O seminário tem toda uma dinâmica freiriana. Temos momentos de acolhimento, descontração e dinâmica, envolvendo os temas básicos que a gente considera dentro do movimento sindical, como o enfoque para a situação das centrais sindicais brasileiras, a história, e o que é mais importante, princípios origem e valores da UGT. Quando falamos desses temas e valores de luta, isso envolve a história de cada participante”, destaca Josi.

Proposta que teve reflexos nos participantes que estiveram presentes por lá. Sergio Luiz Vidal, vice-presidente do Sindicato de Comércio de Itu e Região ressalta que a UGT deveria ampliar o foco do seu público e propagar para qualquer pessoa que não esteja integrando o movimento sindical.

“Admirei a forma que o material foi preparado, integrando todas as pessoas, de forma participativa. Foi muito elucidante, até para nós, dirigentes, foi ótimo. O trabalhador em si, precisa ter esse conhecimento, saber o que é realmente a vida sindical. O brasileiro tem uma desinformação muito grande e no caso patronal, a desinformação é seu prato predileto”, alerta Sergio Vidal.

Fátima Bertini, diretora do Secom de Itu e região, diz que foi a primeira vez que os dirigentes dessa região recebem esse tipo de preparação. “O Seminário foi um aprendizado, onde todos cresceram e vamos sair para difundir e divulgar o trabalho da UGT. O presidente do Secom, Luciano Ribeiro, sempre lutou para que a gente esteja a par do nosso tempo e preparados com as mudanças nas leis trabalhistas e para os trabalhadores. E aqui nós alcançamos esse objetivo.”

Noemi Rodrigues Pinheiro, vice-presidente do Secom, da cidade de Porto Feliz, ressaltou a dinâmica proveitosa do evento. “Foi de grande valia para aumentarmos nosso conhecimento e a forma como foi feita, menos digital e mais palpável, nos permite falar mais da gente. O uso de imagens, escrever, nos permite memorizar mais. Saber da história e valores, nos impulsiona mais a fazer um trabalho melhor no nosso dia a dia, nos encoraja e revitaliza”, finaliza.

Mariana Veltri – imprensa da UGT