Sindicatos cimenteiros do Brasil apoiam campanha salarial dos operários cearenses

09/03/2016

O impasse na negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Cimento, Cal e Gesso de Sobral (Sintricageso) e a fábrica da Votorantim Cimentos S.A. mobilizou sindicatos do segmento de diferentes estados do Brasil, em ato realizado em frente à portaria principal da empresa, na manhã de 7/03. O movimento conseguiu impedir o ingresso de operários que chegavam para o trabalho, por cerca de meia hora, fato considerado inédito no município.

Com data-base em 1º de julho, a campanha salarial ganhou força com o apoio que veio do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com lideranças de sindicatos, federações e três centrais sindicais (UGT, Nova Central e CSP-Conlutas). A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Ceará (Feticomce), presidida por Luis Carneiro da Rocha, marcou presença no ato de solidariedade.

A indefinição se deve à intransigência dos dirigentes do Grupo Votorantim de conceder o que Antônio Rodrigues Fernandes, presidente do o Sintrageso, considera como mínimo, que é a reposição das perdas no período entre junho/14 e julho/15 (9,31%), para todas as faixas salariais.

FATIAMENTO DECRESCENTE DA INFLAÇÃO

O sindicalista reclama do escalonamento da inflação pretendida pela empresa, que propõe o índice integral da inflação apenas para salários até R$ 2mil. Entre R$ 2 mil e R$ 4 mil, a oferta cai pela metade (4,5%) e acima de R$ 4 mil somente 3%. Para benefícios sociais, como cartão alimentação (R$ 280) e conjunto de material escolar, a empresa sugere o congelamento dos valores atuais.

Rodrigues não aceita o argumento da crise, pois a Votorantim não foi afetada com a retração, embora mantenha a proposta de fatiamento da inflação em todo os estados em que possui unidade de produção.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC-POA), Gelson Santana, compareceu à manifestação e condenou a posição intransigente dos patrões. Ele destacou a bravura dos trabalhadores cearenses e disse que a combatividade daqueles trabalhadores havia atraído as lideranças de sindicatos de localidades distantes.

GIGANTE TRANSNACIONAL

Com base no Brasil, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas na indústria de materiais de construção do mundo, com uma capacidade instalada de produção de cimento de 54.5 milhões de toneladas por ano e receita de 12,9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui operações em mais de 12 países nas Américas, Europa, Ásia e África.

A empresa possui unidades próximas aos mais importantes mercados consumidores, estando presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Renato Ilha, jornalista (MTP 10.300)

Categorizado em: Geral, UGT - Ceará,