Sindicato SETH conclui acordo da coleta de lixo

23/06/2016

O reajuste salarial concedido para a categoria foi de 10%

O SETH (Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e Região, entidade filiada à UGT, através de seu Presidente Sergio Paranhos e toda sua Diretoria anuncia que foi fechado o reajuste salarial para a categoria de Trabalhadores que prestam serviços de Limpeza Pública em São José do Rio Preto e Região, o que irá beneficiar os trabalhadores na empresa Constroeste Construtora e Participações.

O reajuste salarial concedido para a categoria foi de 10% (dez por cento) para quem recebe o piso salarial mínimo e 9,83% para quem recebe acima do piso mínimo da categoria.

A negociação foi extremamente difícil, complicada, árdua e foi fruto de um trabalho incessante e que exalta mais uma vez o serviço prestado pelo SETH que é o Sindicato que representa a maioria dos empregados da empresa, a situação caótica do País está terrível e observamos as empresas endurecem o jogo quando o assunto se trata em negociar salário dos trabalhadores diz o Presidente do SETH Sergio Paranhos.

Para o Presidente do SETH Sergio Paranhos a situação no País está delicada e não podemos deixar de destacar que as negociações salariais estão travadas, as empresas estão trabalhando no limite pois a crise é geral, em todos os setores, nós como representante dos empregados entendemos que o momento é crítico só que não podemos deixar de valorizar quem trabalha para manter a limpeza e o asseio da cidade, estes funcionários tem que ser reconhecido pelo trabalho pesado que realizam finaliza o Mandatário do SETH Sergio Paranhos.

Paranhos explica que os coletores de lixo muitas vezes sofrem de diversos problemas de saúde devido ao tipo de material que eles recolhem, sofrem também com lesões e contusões que demoram a serem curadas e mesmo assim eles continuam trabalhando e não param enquanto a cidade não está limpa.

As médias das horas extras, habitualmente trabalhadas, serão computadas para efeito de pagamento de férias, 13º salário, DSR, aviso prévio e depósitos fundiários.

Fica assegurado para os empregados que até 30/04/2015 já  haviam completado 05 (cinco) anos de trabalho contínuo para a empresa, bem como para aqueles que recebiam o percentual de 5% (cinco por cento) de adicional por tempo de serviço, a garantia do referido benefício até a futura rescisão do contrato de trabalho com a empresa acordante.

Ficam estabelecidos os seguintes pisos salariais a partir de 01 de MAIO de 2016,  a seguir:

COLETOR/ BUERISTA                                                  R$ 1.248,50

VARREDOR                                                                 R$ 1.051,60

SEPARADOR DE COLETA                                              R$ 1.051,60

PESSOAL ADMINISTRATIVO                                         R$ 1.300,20

FEITOR DE SERVIÇOS                                                  R$ 1.300,20

OPERADOR DE MÁQUINA DE ATERRO / TRANSBORDO   R$ 2.042,70

OPERADOR DE MÁQUINA (MOTO – CANA)                     R$ 1.908,50

OPERADOR DE FORNO                                                  R$ 1.485,00

INCINERADOR DE RESÍDUOS                                        R$ 1.375,00

PISO NORMATIVO MÍNIMO - DEMAIS FUNÇÕES             R$ 1.051,60

SOLDADOR                                                                  R$ 1.650,00