26/08/2016
O Presidente da UGT-TO Célio Mascarenhas recebeu o secretário Titular para Assuntos Indígenas da UGT Nacional Idjawala Karaja, o Adjunto e presidente da Associação da comunidade indígena da Aldeia Canoanã - ACIAC Ilha do Bananal Robson Haritianã, nesta quarta-feira, 24. Entre os presentes estavam o cacique da Aldeia Canoanã-Ilha do Bananal Cacique Tehybi e o consultor Cyro Falcão.
Dois assuntos principais foram tratados. O primeiro diz respeito à instalação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas em Palmas - TO. O segundo é pertinente a realização do 4o Encontro dos Povos Indígenas da Aldeia Canoanã nos dias 9 e 10 de setembro, lá na Ilha do Bananal.
A UGT, está à frente de um projeto pioneiro que está sendo elaborado com os indigenas da Ilha do Bananal, no Município de Formoso do Araguaia - Tocantins, apoiado pelo Instituo Solidarity Center, Governo do Estado do Tocantins, Governo Municipal de Formoso do Araguaia, FUNAI - Fundação Nacional do Indio entre outros parceiros. Atualmente, mais de 5 mil indígenas vivem na maior ilha fluvial do mundo.
UGT - União Geral dos Trabalhadores