1º SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DA UGT

28/07/2008

Companheiros, não pode haver qualquer dúvida entre nós de que a cidadania ativa é uma estratégia de construção democrática, de transformação cultural, articulando cultura e política.

Desse ponto de vista a realização do 1º Seminário Nacional de Formação de Formadores da UGT, a julgar pelas afirmações de seus dirigentes e pela disposição e participação dos integrantes, teve como o objetivo central, dar o 1º passo para debater, aprofundar e construir uma política de formação para a Central, enquanto ação estratégica, para a qualificação e renovação dos quadros dos quadros, objetivando assim melhorarmos a nossa intervenção, reforçar a organização em todos os seus níveis e sobretudo defender os trabalhadores.

Sempre defendi e defenderei sempre que a formação assume um papel de especial destaque na atividade sindical, e investir nesse caminho é assegurar o futuro do sindicalismo brasileiro, pelo que tem de ser visto, como uma tarefa prioritária e estratégica, e, como tal encarada pelas diversas estruturas setoriais na agenda e planificação de atividades.

Como participante, o que mais me chamou a atenção, foi o fato de que está se delineando, em confronto com a concepção educacional vigente, uma nova concepção de formação sindical, concepção esta que busca mobilizar a capacidade de reflexão, que faz de todos nós, sujeitos pensantes e aprendentes e sobretudo formar bases para uma sociedade efetivamente justa, solidária e que atenda às necessidades de todos e em particular aos trabalhadores.

Quero parabenizar, aos companheiros Reginaldo Breda, Secretário Nacional de Formação da UGT, ao companheiro Robson Thomaz, 1º Secretário, toda direção da UGT e em especial ao Presidente Ricardo Patah, pela iniciativa, porque demonstram que é necessário, mais do que apostar, acreditar no futuro, sensibilizar e formar novos quadros sindicais, renovar os já existentes, fornecendo-lhes conhecimentos, competências e ferramentas de trabalho para uma intervenção cada vez mais qualificada no mundo do trabalho e nas estruturas sindicais.

Sabemos que não é uma tarefa fácil construir uma Nova Concepção de Educação e de Formação, mas, creio que esta é uma causa de todos nós e de todas as instâncias da UGT, porque sem dúvida nos fará a todos melhores.

Pertence a todos, porque impacta no vir a ser social e político de todos nós e sobretudo abre um espaço enorme para a reflexão deste e de outros temas importantes para a sociedade e os trabalhadores.

Finalizando, quero agradecer à Equipe do Dieese (Ana, Valéria, Inácio, Carlos, Fabiana e Reginaldo), ao Paulo Roberto do IPROS, e a todos os participantes a oportunidade de ter participado deste Seminário, com a certeza de que todos saíram diferentes e melhores e que ele se constituirá num divisor de águas para cada um e quiçá para a UGT.

Luiz Alves do Nascimento.

Secretário Geral - Sindicato dos condutores de Cargas Próprias de São Paulo