Centrais Sindicais instalam Fórum Nacional Permanente sobre Saúde Suplementar

29/08/2008

Nos dias 27 e 28 de agosto, na cidade de São Paulo, representantes das seis centrais sindicais participaram do Seminário Nacional sobre a Saúde do Trabalhador e a Saúde Suplementar.

Tendo como bandeira histórica à defesa da saúde pública como política de estado, seus desafios e aprimoramento, a UGT participou com as Centrais Sindicais do Seminário Nacional sobre a Saúde do Trabalhador e Saúde Suplementar, com a ANS - Agencia Nacional de Saúde Suplementar, órgão do governo responsável pela regulamentação dos planos de saúde, o DIEESE e o DIESAT, em busca de capacitação e formação de seus dirigentes sobre o tema para aperfeiçoamento da qualidade da saúde pública do nosso país. A UGT esteve representada por seu Secretário Geral Sr. Canindé Pegado, a Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, Sra Cleonice Caetano Souza e seus adjuntos, Srs. Aristeu Lazaro Salvador e Adir de Souza e também uma delegação de dirigentes.

Durante o Seminário houve a instalação do Fórum Nacional Permanente dos Trabalhadores sobre Saúde Suplementar, que segundo Cleonice Caetano Souza, Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho contará com a participação de todas as centrais sindicais que estarão permanentemente discutindo todos os problemas da saúde dos trabalhadores, coletando subsídios para serem discutidos com a ANS, visando ações que apontem melhorias. Cleonice diz que historicamente as centrais sindicais fazem a defesa dos direitos dos trabalhadores e seu acesso ao SUS, daí a importância de intervir no controle social da saúde suplementar. Este seminário mostrou que temos outro caminho a trilhar na busca de melhorias de saúde do trabalhador brasileiro", afirmou Cleonice.

A secretária lembra que a assistência à saúde conforme a Constituição Federal, permite a participação da iniciativa privada de forma suplementar e complementar. Atualmente, segundo Cleonice, são mais de 40 milhões de usuários dentre os quais, os de planos coletivos, sendo que desse total, 20 milhões são trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Em sua fala o diretor de desenvolvimento setorial da ANS, Sr. José Leôncio Feitosa, destacou como marco na historia a parceria com as centrais sindicais e a agência para a reconstrução da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do país, e a reorganização da defesa do SUS.

Sr. Eduardo Sales, diretor de fiscalização da Agência ressaltou a responsabilidade do projeto de aproximação com as centrais sindicais e a importância dos representantes da classe trabalhadora no entendimento da saúde suplementar para cobrança da qualidade do atendimento dos trabalhadores e a qualificação da saúde suplementar.

Durante o seminário, no dia 27, houve através dos palestrantes um resgate histórico da saúde pública e a inserção da saúde suplementar na conjuntura do atendimento a saúde do trabalhador. No mesmo dia, após os trabalhos foi realizada a cerimônia de instalação do fórum, que será o espaço de formulação do controle social na execução de políticas nacionais de saúde suplementar.

Já no dia 28, houve trabalhos de grupo dos dirigentes sindicais e o DIEESE, que apontaram inúmeras questões para serem tratadas nos seminários em todas as regiões brasileiras, envolvendo suas particularidades, experiências e dificuldades.

O seminário regional do sudeste acontecerá em São Paulo/SP nos dias 17 e 18 de setembro
o regional do sul em Porto Alegre/RS nos dias 15 e 16 de outubro
o regional do nordeste em Recife/PE nos dias 11 e 12 de novembro, e o seminário regional norte/centro oeste em Brasília/DF nos dias 26 e 27 de novembro de 2008."