8 de MARÇO - Dia da Internacional da Mulher - Um dia para valorizarmos a luta de nossas companheiras

08/03/2018

Em 8 de Março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. É uma data que simboliza a luta das mulheres pela igualdade, pela conquista de direitos e pelo reconhecimento de sua importância no seio da sociedade.

A atribuição da data deu-se no início do século XX e, ao longo do tempo, foi sendo endossada por alguns episódios, como o incêndio numa tecelagem americana em 1911 em que muitas mulheres morreram, visto que o ambiente não possuía as mínimas condições de trabalho. Com sua luta, a mulher conseguiu o direito ao voto. Conseguiu estar em ambientes e profissões cujo domínio masculino imperava. Conseguiu mostrar o quanto é difícil seguir em dupla ou tripla jornada – já que ela consegue com maestria ser trabalhadora, esposa, mãe e mais o que ela quiser. Conseguiu uma legislação própria, tanto no campo trabalhista (a exemplo da Licença Maternidade) como em termos de salvaguarda (como a Lei Maria da Penha). Tem conseguido respeito, admiração e força para mostrar que ela tem voz e vez para se manifestar e brigar contra a violência, o assédio e a humilhação de quem se acovarda em desencorajá-la. A mulher tem se mostrado forte.

Para valorizar a presença feminina em nossas ações, destacamos a existência de nossa Secretaria da Mulher, que não mede esforços para conscientizar nossas companheiras sobre os cuidados com sua saúde, bem-estar e defesa em qualquer situação. Fazemos nossas homenagens, mas não para tratar esta data como mera comemoração, mas um dia de luta perene na consolidação da coragem dessas guerreiras, que tem sensibilidade, mas também tem persistência, perseverança, força e resistência.

Envio os meus cumprimentos para a mulher comerciária, dirigente sindical, dona do lar, profissional liberal, funcionária pública, voluntária ou pertencente a qualquer segmento da grande comunidade brasileira e internacional. Temos grandes mulheres nos quadros da sociedade – às quais aplaudimos de pé. A luta de uma é a luta de todas. Que o dia da mulher seja todos os dias e que a sua bandeira seja a cada dia mais sólida, mais igualitária, justa e proficiente.

Ricardo Patah

Presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

Categorizado em: Geral, Secretaria da Mulher,