UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Guarda Municipal de Curitiba completa 35 anos


19/07/2021

Rejane Soldani, primeira mulher no país a dirigir um sindicato da guarda municipal





 

O Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba – Sigmuc parabeniza a Guarda Municipal de Curitiba e seus agentes pelos seus 35 anos de atividades e contribuição na segurança dos curitibanos. A criação da GMC foi em 17 de julho de 1986, com a aprovação do Projeto de Lei 56/84, na Câmara Municipal de Curitiba. Atualmente são 1552 servidores, incluindo os grupos Tático de Motos (GTM), de Operações Especiais (GOE) e de Operações com Cães (GOC).

“Que o amadurecimento seja contínuo, próspero e com muitas realizações, com ênfase na valorização dos seus agentes, os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da instituição”, destaca a presidente do SIGMUC, Rejane Soldani, lembrando que o sindicato é o legítimo representante da GMC frente à todas as questões relacionadas à administração pública.

Desde sua criação, a GMC vem atuando em diversas frentes da segurança pública municipal, além do envolvimento comunitário, participando de diversos projetos sociais. Dentre eles: o Teatro de Fantoches da Guarda Municipal, Projeto Nove Acorde, Projeto de Defesa Civil nas escolas “ Conhecer para Prevenir”, Escolinhas de futebol, muitas destas ações desenvolvidas pelos servidores, de forma voluntária:

O teatro de fantoches tem como objetivo educar e sensibilizar para a promoção da cultura da paz, tendo um público assistente aproximado de 260 mil pessoas.

O projeto Novo Acorde visa a socialização de crianças e adolescentes através de um novo método de ensino musical, utiliza cores e material reciclável, atualmente estão frequentando o projeto 2.000 alunos.

Destaca-se ainda o projeto Guarda Municipal Mirim que objetiva integrar crianças, adolescentes e pais, trabalhando a hierarquia, disciplina e o respeito e resgatando valores importantes na sua formação e exercício da cidadania, este projeto foi implantado em trinta escolas municipais, atingindo aproximadamente 2.100 alunos.

Com a participação ativa da escola, pais e voluntários da comunidade,  a GMC colabora com a formação educacional das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e comunidade local, despertando nesse público infanto-juvenil a correlação de direitos e deveres no sentido de valorizar: a vida; a família; a pátria brasileira; a disciplina, o espaço escolar e comunitário; o meio ambiente; os símbolos nacionais; incentivando-os à prática de atividades lúdicas e esportivas, valores cívicos, éticos e morais, disseminando a cultura da paz, visando melhorar sua autoestima, o desempenho escolar e sua inserção no convívio social harmônico e futurista.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi parabenizou a guarda municipal curitibana, em especial a presidente do Sigmuc, Rejane Soldani: “que o poder público, por meio dos gestores políticos valorizem esse belíssimo trabalho e missão, que é exercido pelos servidores e servidoras da Guarda Municipal de Curitiba. Parabenizo a Rejane pela sua liderança e determinação nas questões sindicais, sendo a primeira mulher no Brasil e dirigir um sindicato da guarda municipal”.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.