Chapa 1 do Sindicato dos Padeiros de São Paulo é aprovada por 99% dos votos válidos

20/09/2021

A categoria dos padeiros, confeiteiros e balconistas elegeu entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021 a nova diretoria do Sindicato dos Padeiros de São Paulo. Única a participar, a Chapa 1 foi eleita com 99% dos 10.158 votos válidos, coletados em urnas fixas na sede e subsedes do Sindicato e urnas itinerantes nas padarias e empresas do setor de confeitaria e panificação.

Formada por 38 integrantes e liderada pelo presidente reeleito Chiquinho Pereira, a nova diretoria exercerá o mandato 2021-2025, com o compromisso de lutar por mais direitos, empregos, melhores salários, novos benefícios e melhores condições de trabalho para a categoria e continuar na atuação nacional em defesa da democracia e da retomada do desenvolvimento econômico sustentável do País, com distribuição de renda, trabalho decente para todos, justiça e inclusão social.

Na sexta-feira, 17 de setembro de 2021, ocorreu a apuração dos votos e o encerramento das eleições no espaço cultural do Sindicato dos Padeiros, localizado na Major Diogo, 285, Bela Vista, mesma rua da sede do Sindicato.

Para Chiquinho Pereira, foi um dia muito importante e histórico para o Sindicato e para os trabalhadores do setor de panificação e confeitaria, com as presenças de expressivas lideranças políticas, sindicais e sociais que lutam pela superação da atual crise política, econômica, sanitária, ética e social no País.

Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, parabenizou a organização dos trabalhadores por fortalecer o Sindicato, “é preciso não precarizar as relações de trabalho”, e também disse que o Brasil é feito por trabalhadores e que tem poucos de seus representantes no Congresso Nacional. Citou algumas das ações do Sindicato pela saúde, como a publicação e a manutenção da norma NR12, e a luta pelo emprego, quando em seu governo foi retirado o ICMS da farinha de trigo, do pão, e dos biscoitos sem recheio. E, desejando boa sorte para Chiquinho Pereira, citou uma conversa que teve com a escritora Cora Coralina quando, segundo o governador, ela lhe disse: “O tempo nos ensina”.

Para Aldo Rebelo, ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, “a eleição é uma prova de sua liderança, Chiquinho, e é um exercício coletivo. A expressão está aí no resultado”. Elogiou a participação dos jovens, com sua criatividade e ousadia, das mulheres, com sua sensibilidade, e a experiência dos mais velhos. “É preciso um Sindicato organizado e mobilizado para lutar pelos direitos do povo. O Brasil precisa dessa mobilização para que a riqueza criada seja melhor distribuída”.

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, disse que a eleição do Sindicato dos Padeiros de São Paulo é um momento muito importante para o sindicalismo e o movimento social. Lembrou o ano de 2017, “quando tivemos uma reforma trabalhista criminosa”. Citou também o atual governo federal que quer exterminar o movimento sindical por meio de medidas antissociais. “Estamos aqui hoje para valorizar uma eleição que é o sucesso dos trabalhadores. Isto nos mostra o caminho que devemos percorrer”.

“Um momento que revigora o sindicato e o sindicalismo. O Sindicato dos Padeiros de São Paulo é uma referência na UGT e no movimento sindical. Sempre presente nas lutas sociais aqui em São Paulo e em Brasília”, afirmou João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

“O trabalhador precisa se proteger e recuperar direitos. É um grande orgulho estar aqui hoje”, disse o vereador Eliseu Gabriel.

Léo Natal, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da UGT, saudou a nova diretoria eleita, parabenizou Chiquinho e afirmou: “estamos juntos!”.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São José do Rio Preto, Reinaldo Dalur de Souza, parabenizou a Chapa 1 e o Chiquinho e disse que “mais uma etapa foi vencida”.

“Aprendi muito contigo, Chiquinho, e espero que você continue com este trabalho, com sua luta pelos trabalhadores, pelo ABC e por São Paulo. Você merece dirigir um pouco deste País”, afirmou Antonio Carlos Henriques, o Toninho, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André.

O encerramento das eleições no Sindicato dos Padeiros de São Paulo foi conduzido por Pedro Pereira, vice-presidente reeleito. “Agradecemos os sindicatos que colaboraram com as eleições, com as urnas nos locais de trabalho. Temos a certeza que 2022 fará a diferença na representação dos trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias pelo nosso Brasil. O futuro de Chiquinho Pereira começa aqui e agora com a sua transparência, pois ele sabe como fazer a representação e a luta em prol de todos neste País”.

O presidente Chiquinho Pereira saudou a participação de todos no processo eleitoral, na organização, na coleta de votos, na apuração e no encerramento. Agradeceu a confiança, o apoio e a expressiva votação da categoria na Chapa 1. Enalteceu os padeiros, confeiteiros e balconistas como uma categoria essencial para a sociedade. Também destacou a humildade do ex-governador Geraldo Alckmin pela presença neste e em inúmeros outros momentos históricos do Sindicato.

Em sua análise da conjuntura, Chiquinho falou sobre as quase 600 mil vidas perdidas pela covid e a perda de mais de 20 mil postos de trabalho no setor por falta de uma política nacional eficaz contra a pandemia.

“É inaceitável a falta de respeito com o povo brasileiro. Merecemos um Brasil melhor, para que todos tenham acesso à saúde, à educação, à moradia, ao emprego, ao saneamento básico e a uma vida digna. Nós trabalhamos com transparência e é assim que queremos nossos governantes. Sonho com um Brasil melhor, que chegará porque nós queremos e lutamos por isso. Somos, enfim, um Sindicato forte e representativo, com responsabilidade trabalhista, política e social”.

fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Padeiros de São Paulo