SIEMACO-SP promove série de palestras referentes ao Outubro Rosa

05/11/2021

A diretora do SIEMACO São Paulo, Andrea Ferreira, a Ferreirinha, ministrou no decorrer de todo o mês passado diversas palestras alusivas ao Outubro Rosa, dando ênfase à saúde mamaria da mulher.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, denominado Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado, tanto no Brasil quanto no exterior, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização das pessoas sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o objetivo principal do SIEMACO-SP, com ações voltadas ao Outubro Rosa em 2021, é, acima de tudo, capacitar as mulheres para a realização do autoexame, buscando com isso a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

As palestras foram ministradas no SIEMACO-Ribeirão Preto; na Koleta Ambiental, na Vila Nova Jaguaré (turno da noite); no SIEMACO-ABC; aos alunos do curso de alfabetização da Central de Cursos SIEMACO-SP e também na Faculdade Práxis.

“Cada vez que faço essas palestras percebo o quanto é importante levar informação segura para as pessoas, pois sempre que pergunto às trabalhadoras e trabalhadores se conheciam as informações que transmiti sempre ouço: ‘eu não conhecia essa informação com tanta clareza’”, enfatiza Andreia Ferreira.

“Precisamos estar sempre a frente, no sentido de levar informação até nossas trabalhadoras. E o SIEMACO-SP faz este trabalho com muita sabedoria, pois fazemos de tudo para facilitar o compartilhamento das informações, indo até o local de trabalho, porque nem sempre o trabalhador tem disponibilidade de ir assistir uma palestra dentro da nossa entidade. Portanto, levamos até eles as informações, devidamente agendado com os responsáveis pelas empresas, o que tem dado certo há mais de 6 anos”, conclui Andrea.

Antenado com a importância da divulgação do Outubro Rosa, o SIEMACO-SP preparou um vídeo explicativo especialmente para ensinar as mulheres a fazerem o autoexame da mama.

Clique aqui e confira cada procedimento e lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio para cuidar a sua saúde!

*Com informações do Portal do INCA – Instituto Nacional de Câncer – do Ministério da Saúde

* Pelos jornalistas Alexandre de Paulo (MTB 53.112/SP) e Fábio Busian (MTB 81.800/SP)

Categorizado em: Geral,