UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

O Brasil perde Elza Soares


21/01/2022

É com imenso pesar que a UGT recebeu, na tarde desta quinta-feira (20), a notícia da morte de Elza Soares, aos 91 anos.


Elza, nascida na favela da Moça Bonita, atualmente Vila Vintém, no bairro de Padre Miguel, nos deixa um rico legado tanto para a musica brasileira, quanto para a sociedade.


Mulher, negra e feminista que saiu da favela para encantar o mundo com sua voz marcante soube, sem dúvida alguma, usar os microfones para expressar as dores e as alegrias da sociedade brasileiras, usando usa voz para encantar a todos, mas também para protestar contra a fome, o racismo e a violência no decorrer de seus mais de 70 anos de carreira.


A morte de Elza Soares aconteceu exatamente 39 anos após a morte do ex-jogador de futebol Mané Garrincha, que faleceu em 20 de janeiro de 1983. Os dois foram casados e tiveram um relacionamento por cerca de 20 anos.


Elza Soares fez carreira no samba, mas também transitou do jazz ao hip hop, passando pela MPB, lançando 36 discos na carreira. Ela foi eleita, em 1999, pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem no projeto The Millennium Concerts, da rádio inglesa, criado para comemorar a chegada do ano 2000. Além disso, apareceu na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.


A cantora também ganhou diversos prêmios como três prêmios Grammy Latino e dois WME Awards e, em 2020, foi tema do enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, sua escola do coração.


Fique em paz guerreira!


Elza Soares presente!






logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.