Domingo de festa e reflexão marca a comemoração do Dia do Trabalho das centrais sindicais

02/05/2022

Neste domingo, 1º de Maio, as centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores (UGT), CUT, Força Sindical, CTB, NCST, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, e Pública realizaram uma grande ação unitária em comemoração ao Dia do Trabalhador.

O evento aconteceu na Praça Charles Muller, no Pacaembu reuniu milhares de pessoas que, ao lado de autoridades políticas, artistas e representantes da classe trabalhadora realizaram um grande ato em defesa da democracia, do desenvolvimento, empregos e renda.

A manifestação, classificada como histórica, rememorou os tempos em que a sociedade brasileira lutava por democracia e liberdade. “Temos hoje aqui, reunidos e falando num só voz pessoas de diferentes espectros políticos, diferentes correntes de pensamento que neste momento de ataques sistemáticos contra a nossa democracia se uniram para defender o que temos de mais importante, que é a nossa liberdade”, disse Ricardo Patah, presidente Nacional da UGT.

A escolha do local não foi por acaso, pois em 1983, a Praça Charles Muller recebeu o primeiro grande comício pelas Diretas Já! “Sabemos o quanto é importante estamos aqui, neste momento em que todas as instituições democráticas e a nossa Constituição Cidadã diariamente são atacadas por pessoas que, como disse Ulysses Silveira Guimarães, são traidoras da pátria”, reforçou Patah.

Em seu discurso, o líder ugetista ressaltou a importância de se viver num estado democrático e o protagonismo das mulheres na participação das escolhas e dos rumos que o país. “Eu disse isso outro dia, é preciso valorizar as mulheres e o voto sagrado delas”.

“O povo brasileiro está sem emprego e, com isso, está perdendo sua cidadania. Retrocedemos em muitas conquistas que adquirimos ao longo dos anos, como o luz para todos, a política de valorização do salário mínimo, entre tantas outras, por isso precisamos ter, em uma só voz, a capacidade de levar para todo o país o grito de FORA BOLSONARO”, concluiu Ricardo.

Diversos sindicatos filiados a UGT estiveram presentes ao ato e participaram das comemorações ao Dia do Trabalhador 2022, entre eles: FENASCON, CONASCON,Comerciários, Padeiros, Motoboys, SINDBAST, Asseio e Conservação, Sindcine, Motoristas em Empresas de Coleta de Lixo Industrial, entre outros.

O ato do 1º de Maio 2022 contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao lado de consagrados artistas, fez do 1º de Maio um momento de lazer e de reflexão sobre a importância história das eleições 2022.