Comissão de Negociação avalia posição da SPUrbanuss sobre data base da categoria

12/05/2022

Aconteceu na tarde dessa quarta-feira (11), na sede do Sindmotoristas, mais uma reunião da Comissão de Negociação Salarial, para avaliação da primeira reunião com os representantes da SPUrbanuss, onde os mesmos colocaram diversos empecilhos para reconhecer a data base da categoria – que é 1º de Maio.

No encontro, a Comissão também tratou do “Boletim de Subsídio à Negociação Coletiva da Campanha Salarial”, elaborado pelo DIEESE, onde indica que a inflação acumulada de maio de 2021 a abril de 2022, medida pelo INPC – IBGE (Índice Nacional de Preço ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 12,47%, percentual necessário para reajustar os salários e repor as perdas do período.

A Assessora Técnica do DIEESE, Camila Ikuta comentou que a alta dos produtos que compõem a “Cesta Básica de Alimentos” nos últimos 12 meses foi de 11,91% e que em fevereiro seu valor era de R$ 715,65 (setecentos e quinze reais e sessenta e cinco centavos), tendência de alta que também atingiu os subitens ligados à alimentação (no domicílio e fora dele). Assim, conforme avaliado, para repor o valor de compra do Vale Refeição (VR) o ideal seria um reajuste de no mínimo 18,09%, que elevaria o atual valor de R$ 28,19 (vinte e oito reais e dezenove centavos), para R$ 33,29 (trinta e três reais e vinte e nove centavos).

HISTÓRIA

O secretário do Setor da Manutenção, Nailton Francisco de Souza (Porreta), fez uma palestra resgatando a história do sindicalismo no mundo, elencando a trajetória do Sindmotoristas, suas principais lutas, desafios e conquistas alcançadas ao longo dos anos.

“Cabe lembrar que foi por meio da ação sindical que construímos inúmeros direitos conhecidos até aqui pela classe trabalhadora. É que foi por meio dos sindicatos que se permite conquistar a distribuição de renda de forma negocial. Ou seja, o sindicalismo, desde que surgiu no mundo, é um fenômeno multifacetado com dimensões sociais, econômicas, políticas e jurídicas”, informou Nailton.

Com muita ênfase, Francisco Xavier Filho (Chiquinho), Secretário Geral do Sindmotoristas, afirmou que toda história tem um início, meio e fim. E os que prezam pela verdade contam os fatos verídicos com mais facilidade e uma única versão, pois a mentira é contada em versões diferentes. “Que fique bem claro que todos direitos que obtivemos até hoje, conquistamos por meio de muita luta. Nada, absolutamente nada, veio de mão beijada ou por bondade dos patrões e a administração municipal”, pontuou.

Fonte e Foto: Sindmotoristas