UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Ricardo Patah participa do SindiMais 2022


12/05/2022

Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, na tarde desta quinta-feira (17) da edição 2022 do Sindimais, evento focado em sindicatos.


Em sua fala, Ricardo Patah lembrou que o Brasil chegou a ser a 6º maior economia do mundo e atualmente, a população brasileira, principalmente a mais pobre sofre com os efeitos da inflação. “R$1,50 é quanto custa hoje em dia um pãozinho francês”.


Patah também falou da reforma trabalhista, de 2017, e de como as mudanças no setor trabalhista impactam negativamente a vida dos trabalhadores. “Acabaram com o imposto sindical e diminuíram a força de atuação dos sindicatos, nós não queremos mais o imposto sindical, mas queremos uma regulamentação de custeio e a autonomia necessária para que possamos negociar”, disse.


Lula fez um balanço do atual cenário político nacional, ressaltou que nenhum direito trabalhista aconteceu por acaso e lembrou que sua primeira manifestação aos 17 anos foi para conquistar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Nada veio de graça, é tudo fruto do suor e sangue de milhares de trabalhadores”.


Segundo o ex-presidente as relações de trabalho não podem permanecer como estão hoje. O estado não pode defender este ou aquele lado. O estado tem que atuar como um juiz numa partida de futebol e intermediar as negociações e os acordos.


O evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, reuniu sindicalistas de diversas categorias profissionais que, durante todo o dia puderam acompanhar palestras que abordaram os mais diferenciados temas que envolvem a relação capital e trabalho.

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.