UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

NOTÍCIAS

Entidades de asseio e conservação realizam seminário “Gestão de Riscos Ocupacionais na Limpeza Urbana”


13/05/2022

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a SELURB / SELUR, que é o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana realizaram, nesta quinta-feira (12), o seminário “Gestão de Riscos Ocupacionais na Limpeza Urbana”. 

O evento contou com a presença de Ricardo Patah e Cleonice Caetano, respectivamente, presidente e secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT, Edson André dos Santos Filho, presidente do Siemaco-SP, José Moacyr Pereira, Presidente da CONASCON, Bruno Silva Dalcomo, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Rômulo Machado, Subsecretário de Inspeção do Trabalho, SIT, Marcelo Naegele - Auditor Fiscal do Trabalho, entre outros.

Com o foco no debate sobre a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, o Seminário discutiu a importância da modernização das normas regulamentadoras (NRs) e, principalmente, com é fundamental a NR específica para o setor de limpeza urbana. “Nós sabemos o que os (as) trabalhadores (as) passam no dia a dia, a exposição ao sol e chuva, um trabalho penoso, e nada mais justo nós termos uma NR da limpeza urbana”, disse Edson André, do Siemaco.

Ricardo Patah expressou a atuação que as entidades que representam os trabalhadores do setor tiveram ao longo dos anos, lembrando que hoje os (as) trabalhadores (as) já têm voz. “Há cerca de 30 anos, os (as) profissionais de asseio e conservação eram, literalmente, invisíveis, mas por meio do trabalho de instituições como o Siemaco, Femaco e Conascon, essas pessoas deixaram de ser tratados por termos pejorativos para serem reconhecidos como categoria que cuida da saúde da nossa sociedade”, explicou.

Cleonice Caetano acompanhou alinha de pensamento do líder ugetista e ressaltou que infelizmente, apesar dos avanços conquistados pela categoria ao longo dos anos, a sociedade, como um todo, só presta atenção nos trabalhadores de asseio e conservação quando a categoria faz greve ou se existe alguma dificuldade na coleta do lixo. “Muitas pessoas não respeitam nem mesmo a forma de descartar esse lixo, o que pode causar acidentes de trabalho”.

O evento contou com o cerimonial conduzido por WASHINGTON SANTOS (MARADONA) representante da UGT na bancada dos trabalhadores na CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) e aconteceu em São Paulo, no HOTEL LEQUES BRASIL. Contou com transmissão e pode ser revisto pelo canal do youtube. Assista aqui!






logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2021 Todos os direitos reservados.