UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Cerca de mil pessoas participam do jantar baile em homenagem ao Dia do Gari e anúncio da aquisição da nova sede própria do Sindilimp


18/05/2022

Um evento de reencontro para comemorar o Dia do Gari, com cerca de mil pessoas, ocorreu na noite de sábado, 14 de maio, promovido pelo Sindilimp de Caxias do Sul. A programação, com jantar e baile teve grande adesão da categoria e suas famílias; além disso contou com o anúncio da aquisição da sede própria do Sindicato, que é a realização de um sonho de mais de 30 anos dos trabalhadores da limpeza.

 

A comemoração do Dia do Gari em Caxias do Sul já é tradicional, porém havia dois anos que não acontecia devido à pandemia. “Foi um reencontro muito especial”, declarou a vice-presidente do Sindicato, Elizabete Sgarabotto.

 

REPRESENTATIVIDADE

O evento contou com muita representatividade no ato realizado para marcar a data. O tesoureiro da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do RS, a FEEAC, Dirceu de Quadros Saraiva, falou em nome da entidade. Ele resgatou a história da categoria e, em especial, a importância social do trabalho gari.

captura-de-tela-2022-05-16-as-17.17.00-6

Dirceu fez a saudação em nome da FEEAC RS

Já o movimento sindical de Caxias do Sul fora representado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo. O dirigente destacou o papel da categoria na cidade, sua organização e pontuou os desafios colocados para as lutas dos trabalhadores neste momento, com a necessidade de foco para a luta pelo fora Bolsonaro.

 

O evento contou com a presença de dezenas de entidades sindicais de Caxias do Sul, da região da serra e do RS, parceiros de lutas e jornadas do Sindilimp.

 

Outro dirigente que usou da palavra e criticou os ataques sofridos pelos trabalhadores pelo atual governo federal foi o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Areas Verdes, a Conascon, no evento, o Secretário Geral da entidade, Neucir Paskoski. “Não podemos admitir mais os retrocessos desse governo, como a tentativa de diminuir o valor do FGTS”, referindo-se ao projeto do governo anunciado na semana que passou.

 

captura-de-tela-2022-05-16-as-17.22.14-6

Neucir falou pela CONASCON. Ao lado dele: Assis Melo, Dirceu, Denise Pessoa e o Prefeito Adiló Didomenico

 

COMPROMISSO COM A RECUPERAÇÃO DA CODECA

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Caxias esteve representada pela sua presidente, a Vereadora Denise Pessoa (PT). Ela resgatou o esforço da categoria na pandemia, para manter a cidade limpa e organizada e defendeu a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, a Codeca, que passa por um momento de dificuldades financeiras devido ao descaso do governo anterior, além de sofrer ataques de membros do legislativo local.

 

Uma das prioridades do Sindilimp Caxias tem sido uma campanha e a luta política para defender a empresa e garantir a sua reestruturação.

 

O Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, também esteve no evento. Além de parabenizar a categoria, manifestou compromisso com o reerguimento da Codeca, após uma breve análise quanto aos impactos da crise sobre a empresa.

 

A CONQUISTA DE UM SONHO

 

O ponto alto da festa foi o anúncio surpresa da aquisição de uma sede própria para o Sindilimp, sonho da categoria há mais de 30 anos. O presidente do Sindilimp, Henrique Silva, visivelmente emocionado, fez o anúncio ao lado do tesoureiro e dirigente histórico da entidade, Nestor Borges. Quem esteve no evento fazendo a entrega simbólica da chave da sede própria do Sindilimp foi o presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, cuja entidade era proprietária do imóvel.

 

Henrique Silva fez questão de destacar o papel de uma pioneira na luta do Sindicato, Oladis Stefanon, a Ola, que foi decisiva na negociação que proporcionou a compra da nova sede.

 

A nova sede própria do Sindilimp é um imóvel de cinco andares que abrigou por décadas o Sindicomerciários, está localizado na Rua Garibaldi, 370. “Estamos muito felizes que o Sindilimp terá a sua casa própria, como todo mundo que luta para ter a sua. Esta será uma casa de portas abertas para a categoria e os trabalhadores”, enfatizou Henrique Silva.

 

ALEGRIA, BRINDES E BAILE

 

A noite foi de alegria e reencontros. Após um delicioso jantar, houve sorteio de dezenas de brindes entre a categoria, como aparelhos smartphones presenteados por apoiadores do Sindilimp.

captura-de-tela-2022-05-16-as-17.26.02-6

Cerca de mil pessoas compareceram ao evento

Na sequência, cinco horas de baile animado pelo Conjunto Expressão Fandangueira e por César Freitas.

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.