UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

solidariedade com os trabalhadores LGBTIQ


17/05/2022

No dia 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a CSI se solidariza com os trabalhadores LGBTIQ, reafirmando seu compromisso de garantir respeito e dignidade a todos os trabalhadores, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero.


Apesar dos avanços e das inúmeras conquistas, a homofobia e a transfobia persistem no mundo do trabalho e na sociedade.


Os trabalhadores LGBTIQ estão expostos a muitas formas de violência, assédio, discriminação e exclusão na sociedade e em todo o ciclo de trabalho, inclusive na educação e em relação a oportunidades de emprego e trabalho decente.


A pandemia do COVID-19 aumentou os riscos desses trabalhadores ficarem presos na pobreza e serem excluídos, pois enfrentam crescente assédio no mundo do trabalho e perda desproporcional de emprego e renda. Muitos trabalham em indústrias e setores que foram duramente atingidos pela pandemia, como varejo, hotelaria e turismo.


Os sindicatos atuam para garantir que os trabalhadores LGBTIQ sejam protegidos e possam usufruir de seus direitos na lei e na prática. Por meio de atividades de lobby e advocacia, os sindicatos trabalham para promover campanhas de educação e conscientização, bem como apoiar políticas sindicais inclusivas e transformadoras.


Em todo o mundo, os sindicatos têm uma longa história de solidariedade com a comunidade LGBTIQ e estão na vanguarda do movimento para criar locais de trabalho seguros e inclusivos.


No sudeste da Europa, os sindicatos se concentram na interseção dos direitos LGBTIQ com o direito dos trabalhadores a locais de trabalho seguros e saudáveis, livres de violência e assédio. Os sindicatos se esforçam para fortalecer a representação e a capacidade das pessoas LGBTIQ nos sindicatos.


Na África do Sul, o COSATU educa e conscientiza membros e líderes sindicais sobre questões relacionadas aos trabalhadores LGBTIQ. Negocia disposições sobre trabalhadores LGBTIQ em acordos coletivos para que todos os trabalhadores, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero, recebam os mesmos benefícios.


A CSI apoiou a “Declaração Sindical Global de Solidariedade aos Trabalhadores LGBTI”, que consagra o compromisso global de garantir que os trabalhadores LGBTIQ gozem de seus direitos humanos fundamentais na sociedade e no mundo do trabalho. Os sindicatos se solidarizam com os trabalhadores LGBTIQ hoje, amanhã e no futuro.



Leia este artigo on-line


A Confederação Sindical Internacional (ITUC) representa 200 milhões de trabalhadores em 332 filiais nacionais em 163 países e territórios.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Imprensa da CSI em +32 2 224 02 53 ou press@ituc-csi.org





logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.