Sindicato dos Comerciários de SP promoverá passeio por exposição da Av. Paulista

18/05/2022

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo levará, no dia 29 de maio, um grupo de jovens de periferia, idosos e pessoas com síndrome de down para visitar a exposição “Os 200 anos da Independência e nós, trabalhadores”, promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e que está em cartaz no canteiro central da Avenida Paulista.

Nesta, que é a oitava edição da exposição, as obras são assinadas pelo muralista Eduardo Kobra e colocam em primeiro plano os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, que são os verdadeiros motores que fazem a roda da economia girar, promovendo o crescimento deste país.

“Esta exposição evidencia quem realmente impulsiona o crescimento brasileiro, que são os trabalhadores e trabalhadoras dessa terra e que, ao longo desses 200 anos de independência sempre foram deixados de lado ou simplesmente invisíveis para alguns setores da sociedade, basta a gente observar as A imagem de D.Pedro I montado num cavalo, segurando uma espada e gritando ‘Independência ou morte!’, em nenhum momento a gente consegue identificar trabalhadores”, disse Ricardo Patah, presidente nacional da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Segundo José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato a proposta do passeio é levar para a exposição, que acontece a céu aberto, pessoas que não têm a oportunidade ou que não vão com frequência até a Avenida Paulista para verem de perto o trabalho de Eduardo Kobra e a ação cultural promovida pela UGT. “É uma contrapartida social que pode servir de motivação para outras pessoas que, por ventura, tenham uma veia artística, já que o Kobra saiu da periferia e ganhou o mundo com sua arte”, explicou.