UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Bônus Caixa: Após cometer grande erro banco quer devolução de Bônus


19/05/2022

Representação dos trabalhadores cobra pagamento correto a todos que têm direitos, sem prejuízo àqueles que já receberam

                                  

Trabalhadores da Caixa foram surpreendidos com mais um grande erro da gestão Pedro Guimarães. O acerto de Bônus Caixa foi creditado com disparidades a empregados de uma mesma unidade.

O Bônus Caixa foi implementado pelo banco em 2017, com critérios definidos de forma unilateral pela direção da Caixa, entre eles, a contemplação de apenas parte dos empregados.

 

Na última sexta-feira (13), empregados que receberam o bônus foram notificados via e-mail com informações sobre a devolução de parte dos valores. De acordo com o banco, o bônus que poderia ser pago de forma parcelada foi pago em maior valor. Segundo a Caixa, o objetivo foi promover suposto acerto, já que mais empregados passaram a ter direito ao pagamento, dividindo o valor orçado para o Bônus que foi congelado pela direção.

 

Para as entidades sindicais esse é mais um grande erro de Pedro Guimarães. As entidades sindicais contestaram o pagamento para apenas a uma parte dos empregados e cobraram que o mesmo seja pago a todos, com critérios definidos de forma negociada e parte do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

 

“Priorizamos a segurança dos trabalhadores. O pagamento do Bônus Caixa avilta os trabalhadores e sua representação. As regras não são claras e mudam ao bel prazer da direção. Além disso, os sistemas que dão suporte à operação são muito frágeis”, disse o representante da Federação dos Bancários, Carlos Augusto Pipoca.

 

GDP

 

Não bastasse ter pago valores com enormes disparidades a empregados de uma mesma unidade, ter visto a injustiça ser denunciada e se ver obrigada a promover alterações no Ciclo 2021 do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) e no mecanismo de “curva forçada”, agora a Caixa quer que empregados devolvam parte dos recursos recebidos. O banco chegou a criar um sistema para que os próprios gerentes indiquem a quantidade de parcelas para a devolução dos recursos.

 

De acordo a representação dos trabalhadores, a atual gestão não tem condições de administrar um banco com tamanha importância como a Caixa. Segundo as entidades, “o normal seria o contentamento dos empregados ao receber o bônus, mas os erros cometidos fizeram com que ficassem desgostosos”, avaliam.

 

PLR X Bônus

 

O Bônus Caixa é uma política instituída unilateralmente pela Caixa, sem qualquer discussão com as entidades sindicais, que têm cobrado que o banco debata o bônus com os empregados para que sejam definidos, em conjunto, os critérios para o pagamento.

 

Fonte e Foto: FEEB/SP-MS




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.