Semana do Gari homenageia mais de 500 colaboradores ligados à limpeza urbana, em Jacareí

19/05/2022

Comemorado anualmente em 16 de maio, o Dia do Gari faz uma justa homenagem às equipes de coleta de lixo, capina, varrição e demais funções de limpeza urbana nas cidades brasileiras. Em Jacareí, com parceria da Concessão Ambiental Jacareí, a data é celebrada com uma série de palestras ao longo de toda esta semana. Entre os dias 16 e 20 de maio, na sede da Ambiental, as equipes que cuidam diretamente da zeladoria e limpeza da cidade são recebidas com um brinde de reconhecimento ao trabalho prestado e, posteriormente, participam de conversas sobre educação e meio ambiente, separação de resíduos e serviços de saúde e bem-estar no geral, focados em proteger e informar.

“Eu fui gari e tenho orgulho da função. Cuidar da cidade, pensar no coletivo, é importante e deixa nossas ruas bonitas e bem cuidadas”, comenta Claudionor Siqueira da Lira, diretor da Concessão Ambiental Jacareí, sobre a data.

A fala é corroborada por Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí. “São 530 colaboradores no município, que trabalham 24 horas, diariamente, faça chuva ou faça sol, para que a qualidade de vida de toda a cidade seja cada vez melhor. Merecem nossos aplausos sempre”, disse.

Você Sabia?

A expressão ‘gari’ é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por fundar a primeira empresa de coleta de lixo, na década de 1970, no Rio de Janeiro.

Desta forma, quando as vias estavam sujas ou quando os cavalos passavam e deixavam resíduos, diziam para chamar os ‘garis’. Ou seja, aqueles que trabalhavam na empresa.

Fonte e Foto: Conascon