UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Seminário virtual discute as mudanças do trabalho num mundo cada vez mais digital


16/06/2022

Crivelli Advogados, juntamente com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), realiza no próximo dia 20 de junho, a partir das 9 horas, no canal do YouTube do IESP, o seminário “O trabalho em Transe - As metamorfoses do trabalho no capitalismo digital”.

                                                      

O objetivo do evento é discutir as profundas mudanças pelas quais passa o mundo do trabalho, com destaque para a diferença entre as revoluções tecnológicas anteriores e a atual.

 

A percepção dos especialistas é que, em mudanças tecnológicas anteriores, a introdução de inovações nos modos de se produzir, distribuir e comercializar produtos e serviços se dava de maneira diferente, permitindo que trabalhadores que perdiam seus empregos encontrassem outros nos setores emergentes.

 

Mas no estágio atual, chamado 4ª revolução industrial, empregos estão sendo destruídos em inúmeros segmentos sem que trabalhadores/as encontrem colocação no mercado de modo a assegurar padrões de vida e segurança socioeconômica.

 

Soma-se a isso a individualização das relações contratuais de trabalho e as restrições à intermediação dos mecanismos conhecidos de proteção aos trabalhadores como os sindicatos, a legislação trabalhista, entre outros.

 

Para tratar da questão o seminário “O trabalho em Transe - As metamorfoses do trabalho no capitalismo digital” contará com especialistas como Ericson Crivelli (Crivelli Advogados Associados); Andréia Galvão (Unicamp); Pedro Floriano Ribeiro (UFSCAR); José Dari Krein (Unicamp); Renata Queiroz Dutra (UnB); Fernando Fontainha (IESP-UERJ); Savio Cavalcanti (Unicamp); Ludmila Costek Abílio (Unicamp) e Roberto Veras de Oliveira (UFPB).

 

Os debatedores serão Adalberto Cardoso (IESP-UERJ); Álvaro Comin (USP e Cebrap) e Sayonara Grillo (UFRJ). A conferência de abertura fica por conta de Rodrigo Carelli (UFRJ).

 

A transmissão do seminário será feita pelo canal do IESP no Youtube (www.youtube.com/c/IESPUERJcanal) com retransmissão da Revista Fórum.

 

 

SERVIÇO:

 

Seminário “O trabalho em Transe - As metamorfoses do trabalho no capitalismo digital”

 

Quando: 20 de junho das 9 às 18h15

 

Endereço: www.youtube.com/c/IESPUERJcanal

 

Mesa 1 – RELAÇÃO ENTRE SINDICATOS, PARTIDOS E POLÍTICAS

 

Ericson Crivelli (Crivelli Advogados Associados); Andréia Galvão (Unicamp); Pedro Floriano Ribeiro (UFSCAR) – Debatedor: Prof. Adalberto Cardoso

https://www.youtube.com/watch?v=ljjKKeAzymU&ab_channel=IESP-UERJ

 

Mesa 2 – A REFORMA TRABALHISTA DE 2017 E SEUS DESDOBRAMENTOS

 

José Dari Krein (Unicamp); Renata Queiroz Dutra (UnB); Fernando Fontainha (IESP-UERJ) – Debatedora: Sayonara Grillo (UFRJ)

 

https://www.youtube.com/watch?v=_WmQXPICIMQ&ab_channel=IESP-UERJ

 

Mesa 3 – NOVAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO

 

Savio Cavalcanti (Unicamp); Ludmila Costek Abílio (Unicamp) e Roberto Veras de Oliveira (UFPB). – Debatedor: Álvaro Comin (USP e Cebrap)

 

https://www.youtube.com/watch?v=1oahGhwmBw8&ab_channel=IESP-UERJ

 

Fonte e Foto: Mundo Sindical




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.