Sindate promove evento de conscientização contra a violência sofrida por Técnicos em Enfermagem

23/06/2022

Dando continuidade a uma série de mobilizações contra a violência sofrida pelos Técnicos em Enfermagem nas unidades de saúde, na tarde da última terça-feira (21), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) promoveu um ato de conscientização para a população na Rodoviária do Plano Piloto.

A ação teve como objetivo informar a população sobre os casos de agressões que subiram em níveis alarmantes nos últimos meses e trazer a tona que os profissionais de Enfermagem não são culpados pela falta e demora de atendimento, instalações precárias e demais adversidades que as Unidades Básicas (UBS) e Hospitais enfrentam.

O diretor Newton Batista afirma que essa é apenas a primeira ação em combate a condutas violentas: “ Vamos continuar combatendo essa prática contra os profissionais de saúde, vamos solicitar à Secretaria de Saúde e ao Governo do Distrito Federal que retorne com o batalhão hospitalar, bem como contrate mais vigilantes pois os trabalhadores não podem mais ficar expostos a essas situações.”

“ Infelizmente os técnicos de enfermagem por estarem mais expostos são os que mais sofrem com a violência. Estamos preocupados com a atual situação de violência contra os servidores, não podemos banalizar esse assunto e achar que é normal. A sociedade precisa entender que os problemas da saúde pública não são culpa dos trabalhadores e precisamos mobilizar as autoridades para que façam políticas públicas que possam acabar com os casos de agressões contra os profissionais,” afirma a diretora Josy Jacob.

Em meados do mês passado, o Sindate lançou uma pesquisa para reunir os casos de agressões e levar ao conhecimento das autoridades em saúde do DF e planeja continuar as ações até que os casos diminuam.

Em suas redes sociais, use a hashtag: #SaudeSimViolenciaNão em apoio a essa causa.

Fonte e Foto: Sindate/DF - Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal