UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Bancos saíram da pandemia mais capitalizados


04/07/2022

Grupo das mil maiores instituições financeiras globais atingiu recorde de US$ 10 tri em capital de nível 1

Os principais bancos do mundo saíram mais fortes da pandemia, apesar do baque inicial causado por ela. No fim de 2021, pela primeira vez as mil maiores instituições financeiras globais ultrapassaram a marca de US$ 10 trilhões em capital de nível 1, de melhor qualidade, composto por ações, reservas de lucros e resultados acumulados. É o que mostra uma pesquisa da publicação especializada “The Banker”.

 

Isso significa que os bancos estão mais capitalizados do que nunca, o que é um importante sinal de solidez do sistema financeiro num momento em que se discute a possibilidade de uma recessão global. As pesadas medidas de estímulos monetário e fiscal adotadas por bancos centrais e governos e a reação rápida das instituições financeiras ao oferecer pausas nos pagamentos e renegociar as dívidas dos clientes ajudaram. A fotografia também é resultado do aumento na exigência de capital regulatório que se adotou após a crise financeira de 2008.

 

O reforço no capital, agora, ajudará as instituições a atravessar um outro momento. Com a redução dos estímulos, inflação e juros nos maiores níveis em décadas, guerra na Ucrânia e eleições — no caso do Brasil —, o setor bancário está diante de um cenário que impõe desafios de outra natureza.

 

Fonte e Foto: Contec - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.