UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Companheiros e companheiras do Sintratel


04/07/2022

É com imensa satisfação que parabenizo todos e todas, na figura do nosso amigo Marco Aurélio, pelos 30 anos que o Sintratel completa neste dia 04 de julho.

Esta é uma data importantíssima, pois representa três décadas de empenho e de luta na defesa dos interesses desta, que é uma das categorias profissionais mais importantes do nosso país e que não parou suas atividades nem durante a mais grave crise sanitária que assolou o planeta nos últimos anos, auxiliando a população em geral em serviços que variaram desde a segurança pública, a aquisição de alimentos, produtos, serviços, entre outros.

Em 2022, o Sintratel completa três décadas vencendo todas as adversidades que são impostas e que jogam sempre a favor do setor patronal, em detrimento da classe trabalhadora, mostrando o poder de superação do movimento sindical mesmo diante do discurso que buscou criminalizar os sindicatos e as investidas para enfraquecer a organização da classe trabalhadora.

A mais grave tentativa de extermínio do movimento sindical foi a entrada em vigor da reforma trabalhista de 2017, um crime de lesa pátria que retirou direitos trabalhistas, diminuiu o poder de compra da população ao arrochar salários, desregulamentou a relação capital e trabalho, dificultou o ingresso na justiça do trabalho, tentou atenuar o papel dos sindicatos e sufocar financeiramente as entidades.

Essa reforma trabalhista teve impactos negativos até na economia do país, mas em relação aos sindicatos reforçou, para a classe trabalhadora, a importância que as entidades sindicais têm para a defesa dos interesses trabalhistas e o Sintratel é prova disso.

Um sindicato que ao longo dos anos sempre foi atuante e, até por representar um grupo de trabalhadores (as) amplamente diversificado, sempre levantou bandeiras de defesa da comunidade LTGBTQIA+, de combate ao racismo, de orientação a doenças ocupacionais invisíveis, como Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, infelizmente comum na categoria de telemarketing e teleatendimento, entre outras.

A atuação do Sintratel ganha um destaque especial quando a gente recorda todo o processo que envolve a aplicação do anexo II da NR17, que trata de ergonomia, e a vitória que o sindicato teve com o fim tanto do controle de idas ao banheiro quanto do desconto do tempo gasto nas duas pausas existentes, o que beneficiou a categoria em todo o país.

Como presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) só tenho que parabenizar o Marco Aurélio, em nome de toda sua diretoria pelo magnífico trabalho realizado a frente do Sintratel. 


Ricardo Patah – presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT)




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.