Trabalhadores da VIVO/Telefônica e Fibrasil com data-base em 1º de setembro concluem a composição da Pauta de Reivindicações

05/07/2022

Os trabalhadores da VIVO/Telefônica e Fibrasil compuseram a Pauta de Reivindicações para o próximo Acordo Coletivo, em assembleias realizadas de 13 a 17 de junho de 2022, conforme convocação via edital publicado no jornal Folha de S.Paulo de 1º de junho de 2022, na página A22.

Vale ressaltar que o SINTETEL realizou 59 assembleias envolvendo os trabalhadores das lojas, dos setores administrativos e do campo, em todo o estado de São Paulo.

O Sindicato adotou todos os protocolos de segurança durante a realização das assembleias.

O Elenco de Reivindicações tem o objetivo iniciar as negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Veja a seguir, o resumo da Pauta de Reivindicações aprovada nas assembleias:

- DATA BASE - 1º de setembro.

- RECOMPOSIÇÃO SALARIAL - 100% (cem por cento) das perdas salariais do período.

- AUMENTO REAL - 5% (cinco por cento) a título de aumento real.

- PISO SALARIAL - R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

- VALE REFEIÇÃO - R$ 52,21, / VALE ALIMENTAÇÃO - R$ 599

- IGUALDADE SALARIAL - função igual, salário igual.

- FUNÇÃO MULTI-SKILL –Implementar o piso salarial para essa função

- DIREITO A DESCONEXÃO DIGITAL - garantir ao trabalhador o direito ao descanso, ou seja, que ele não seja acionado após a jornada de trabalho.

- TELETRABALHO/HOME OFFICE – negociar com o Sindicato.

- PREMIAÇÃO POR TEMPO DE CASA - negociar com o Sindicato.

- AUXÍLIO CRECHE / PRÉ-ESCOLA / AUXÍLIO BABÁ - para crianças até 7 (sete) anos de idade, no valor de um piso da categoria.

- AUXÍLIO AO DEPENDENTE COM DEFICIÊNCIA - no valor de um piso da categoria.

- AUXÍLIO CONDUTOR / GRATIFICAÇÃO POR DIRIGIR -  R$ 688,17 para veículos pequenos e R$ 908,00 para utilização de caminhões.

- DÉCIMA TERCEIRA CESTA DE BENEFÍCIOS – uma carga extra de VR/VA

- AUXÍLIO MEDICAMENTOS - R$ 720,00.

- REEMBOLSO POR DIRIGIR VEÍCULO PRÓPRIO - R$ 3,00 por quilômetro rodado.

- LOCAÇÃO DE VEICULOS DE TRABALHADORES (AS) - R$ 2.064,00 Veículo pequeno.

- SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS / ASSISTÊNCIA FUNERAL

- SERVIÇOS EXTERNOS / DIÁRIAS DE VIAGENS - Nos casos de viagem a serviço, as EMPRESAS arcarão com todas as despesas necessárias, cujo valor deverá ser antecipado.

- PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS (PLR) OU PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS (PPR) - deverá ser negociado e firmado com o sindicato até 31/03/2023.

- ADICIONAL NOTURNO / INSALUBRIDADE/ PERICULOSIDADE

- CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL LABORAL - Outro item que também compõe a Pauta de Reivindicações é a contribuição assistencial laboral utilizada pelo SINTETEL para manutenção de todos os seus serviços em defesa da categoria. Atendimento jurídico, colônias de férias, clubes de campo, promoções culturais, descontos em faculdades, negociações de Acordos e Convenções Coletivas são alguns dos benefícios que o Sintetel oferece ao trabalhador. Tal custeio é de extrema importância para o Sindicato e para os direitos dos trabalhadores, porém aqueles que quiserem manifestar sua oposição terão essa oportunidade no período de até 30 dias contados da data-base, ou seja, a partir de 1º de setembro de 2022, conforme TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho.

Com o intuito de proteger os trabalhadores dos efeitos da reforma trabalhista, cobramos das empresas que o “negociado sobre o legislado” não exclua, diminua ou precarize qualquer garantia ou direito da categoria.

Acompanhe as notícias pelo site e pelas redes sociais e fique por dentro do andamento da Campanha Salarial 2022!

Fonte e Foto: Sintetel