SINTETEL recebe homenagem na Assembleia Legislativa pelos 80 anos de lutas

04/08/2022

Por iniciativa do deputado estadual Rafael Silva, o SINTETEL recebeu o Certificado de Reconhecimento pelos seus 80 anos de fundação e pela sua luta em defesa da categoria dos trabalhadores em telecomunicações.

O Ato Solene ocorreu nesta quarta-feira, 3 de agosto, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Além do deputado estadual Rafael Silva, estiveram presentes à cerimônia o deputado federal, Ricardo Silva; o Presidente do SINTETEL, Gilberto Dourado; o vice-Presidente, José Roberto; o Presidente da UGT, Ricardo Patah; o representante da Feninfra, Diego Xavier; o pré-candidato a deputado federal, Antonio Neto, o pré-candidato a Deputado Estadual, Vitor Marques e a diretoria, delegados de base e os funcionários do SINTETEL, que compuseram a plenária.

“Oitenta anos de existência, de glória, de cidadania. Esse Sindicato tem história pra contar e mostrar”, disse o anfitrião, deputado Rafael Silva.

Para o Presidente Gilberto Dourado, durante esses 80 anos o SINTETEL tem importante papel nas conquistas dos trabalhadores. “É importante lembrar as lutas iniciadas por meus antecessores, e que continuará na minha gestão. Serão muitos os desafios. O 5G está aí e nós, enquanto categoria representativa das telecomunicações, temos que estar preparados. Estamos correndo para requalificar os trabalhadores para esse novo momento”, disse Gilberto.

O Presidente ainda lembrou aos companheiros presentes qual será sua meta à frente do SINTETEL nos próximos anos. “É uma honra está à frente deste Sindicato nessa data comemorativa. O fortalecimento do movimento sindical será prioridade. É nosso compromisso fortalecer as entidades para que tenhamos condições de ampliar nossas conquistas e defender nossos direitos”, conclui.

O deputado federal, Ricardo Silva, lembrou de algumas lutas iniciadas pelo SINTETEL e que se estende para outras categorias. “Quero parabenizar o SINTETEL e relembrar que nessa história algumas batalhas foram travadas por este Sindicato e que se estendeu parta outros trabalhadores. Nós temos que mostrar ao povo essas lutas. Por exemplo, o 13º salário surgiu da luta dos telefônicos quando havia somente o abono natalino.

É um Sindicato que puxou a história dos trabalhadores do Brasil”, disse o deputado federal, Ricardo Silva.

A participação das mulheres no movimento sindical foi representada pela Diretora Social do SINTETEL, Cristiane do Nascimento. “A participação feminina é importante para a construção da nossa história. Hoje temos bandeiras, como a luta pela Ratificação da Convenção 190 da OIT, que nos arma e nos ajuda na desconstrução de ambientes insalúbres”, disse Cristiane.

A ocasião também foi marcada por reivindicações importantíssimas para a categoria. A regulamentação da Profissão de Teleoperador, bandeira deste sindicato, cujo Projeto de Lei está em tramitação no Senado Federal, recebe o apoio da classe política e dos sindicalistas presentes à cerimônia. Ricardo Patah, Presidente da UGT, sugere as autoridades e dirigentes sindicais presentes a criação de uma comissão para realizar ações conjuntas com o compromisso pela regulamentação da profissão de teleoperador.

José Roberto, vice-Presidente do SINTETEL, aproveitou a ocasião para agradecer e falou sobre a importância dos funcionários da entidade na construção da história. “Agradeço primeiramente a todos os funcionários, que também são os responsáveis por ajudar na construção desta história. A nossa diretoria agradece. Vamos continuar fazendo desta casa um sindicato forte e atuante”, disse.

Durante o Ato Solene, houve apresentação de um vídeo institucional com as ações realizadas pelo SINTETEL nessas oito décadas.

Fonte e Foto: Sintetel