"Café com Política" reúne sindicalistas e inicia construção do Plano de Ação da UGT-BA para os próximos anos

18/11/2022

Organizar a luta da classe trabalhadora e aprimorar a mobilização acerca da necessidade de ampliar a representatividade política nos municípios. Essas foram as principais pautas discutidas do evento "Café com Política" promovido pela seção baiana da União Geral dos Trabalhadores (UGT-BA). O encontro que aconteceu nesta sexta-feira (18), reuniu sindicalistas, políticos e mobilizadores sociais, no auditório do Sindhotéis, no bairro de Stella Maris.

Anfitrião do evento, o presidente da UGT-BA, Marcelo Carvalho, pontuou sobre a participação do movimento sindical nas últimas eleições que possibilitaram a vitória do presidente Lula e do governador baiano, Jerônimo Rodrigues. Segundo o dirigente, o trabalho de organização das bases e a militância permitiram barrar o avanço do fascismo no país. "Cada dia em que estivemos na ruas e nos locais de trabalho foram fundamentais para sensibilizar a população sobre as perdas dos trabalhadores e o risco de sofrermos com a negação de direitos por mais quatro anos. Os sindicatos tiveram papel importante neste contexto político", disse Carvalho.

Outro aspecto discutido no "Café com Política" foi a necessidade de representatividade política dos trabalhadores nos municípios. Para Marcelo Carvalho, as lideranças sindicais devem estimular candidaturas nas cidades no próximo pleito eleitoral. "Os sindicatos são instituições autônomas e independentes que fazem a defesa de direitos da classe trabalhadora com maestria. Por outro lado, o que vemos é a diminuição das bancadas legislativas que atuam em favor do trabalhador. Precisamos corrigir essa rota e apresentar candidaturas que disputem cadeiras nos Legislativos das cidades, seja na capital e no interior. Isso ajudará a reforçar a ação das entidades sindicais e garantir que nossos direitos não sejam exterminados", sinalizou.

Planejamento - No encontro que contou com a participação do secretário estadual de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, dirigentes da UGT-BA iniciaram a construção do Plano de Ação da central síndical para os dois próximos anos. "Estamos dialogando essa construção de forma coletiva e todas as estratégias serão fruto de um entendimento onde representação sindical e posicionamento político caminhem juntos. Estaremos em um mesmo agrupamento para que tenhamos eficácia naquilo que for proposto", finalizou Carvalho.