Metrópoles: Por falta de seguro, 21 ambulâncias do Samu estão sem rodar no DF

18/11/2022

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal recebeu, este ano, uma doação de 21 ambulâncias do Ministério da Saúde. Porém, desde o recebimento, os veículos estão parados, pois ainda não têm seguro.

A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) informou, por meio de nota, que está “finalizando o processo de contratação de seguro”. Apesar disso, a pasta não deu uma previsão para que os carros comecem a rodar.

Um funcionário do Samu, que prefere não se identificar, reclama da demora. “Recebemos as ambulâncias no início de outubro, porque, atualmente, temos muitas baixas”, diz.“Temos que entregar os plantões e ficamos devendo hora porque não tem ambulância para trabalharmos. Não temos manutenção das ambulâncias usadas e as novas estão paradas. Já tivemos casos em que não conseguimos atender ao chamado por falta de ambulância”, completa.

Atualmente, a capital federal conta com 38 ambulâncias do Samu, distribuídas entre as regiões, além de duas unidades de suporte avançado destinadas aos atendimentos neonatal e de saúde mental.

Fonte: Metrópoles.