Ataque deixa nove mortos em igreja de comunidade negra na Carolina do Sul

18/06/2015

Ao menos nove pessoas foram mortas na noite desta quarta-feira (17) em um ataque a uma histórica igreja da comunidade negra em Charleston, na Carolina do Sul (EUA), informaram as autoridades locais.

"Acredito que foi um crime de ódio", disse o chefe da polícia de Charleston, Gregory Mullen, aos jornalistas.

O ataque aconteceu às 21h locais (22h em Brasília) na Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel. Em seu site, a igreja se descreve como a mais antiga igreja metodista episcopal africana do sul dos EUA.

Segundo a polícia, o suspeito é um homem branco, sem barba e com cerca de 20 anos. Ele vestia um moletom cinza, calça jeans e botas.

Pouco após a divulgação dessas informações, a TV mostrou policiais detendo um homem que atendia a essa descrição. A polícia informou, porém, que ainda estava procurando o atirador.

Uma testemunha informou à rede CNN que vários corpos estavam na igreja, mas ainda não tinham sido identificados. "É uma cena realmente muito ruim", disse o pastor da igreja, Thomas Dixon.

"Aparentemente, a pessoa abriu fogo assim que entrou na igreja. Não se sabe ainda o que aconteceu exatamente", afirmou.

O xerife do condado disse que houve ainda uma ameaça de bomba à igreja.

CULTO

A igreja onde houve o ataque realiza estudos bíblicos em seu porão nas noites de quarta-feira.

Corey Wessenger, que estava parado do outro lado da rua, em frente à igreja, disse que a área estava repleta de policiais logo após o tiroteio.

"Eu vi um grupo de ao menos 40 pessoas serem escoltadas pelos policiais", relatou Wessenger à rede CNN por telefone.

TVs locais mostravam várias ambulâncias no local.

A igreja foi fundada em 1816, quando afro-americanos que faziam parte da Igreja Metodista Episcopal de Charleston formaram sua própria congregação após desentendimentos sobre a cemitérios.

REPERCUSSÃO

"Minha família e eu oramos pelas vítimas e os parentes afetados pela tragédia sem sentido desta noite" na igreja, disse a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley. "Enquanto ainda ignoramos os detalhes, sabemos que jamais entenderemos o que motiva uma pessoa a entrar em um dos nossos locais de oração e tirar a vida de outros."

Jeb Bush, pré-candidato republicano à Casa Branca nas eleições de 2016, que deve participar de um comício em Charlotte, na Carolina do Norte, disse no Twitter que "nossos pensamentos e orações estão com os indivíduos e famílias afetadas pelos trágicos fatos de Charleston".

A pré-candidata democrata Hillary Clinton, que participou na quarta-feira de um ato eleitoral na cidade, escreveu no Twitter: "notícias terríveis de Charleston, meus pensamentos e minhas orações estão com vocês".

Fonte: Folha de S. Paulo

Categorizado em: Geral,